Lucro da Petrobras

5 de junho de 2009 / 22:24 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Conheça a evolução do lucro da Petrobras nos últimos anos, com base nas informações enviadas para a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Clique aqui para conhecer as Demonstrações Contábeis Consolidadas submetidas à SEC.

86 respostas para “Lucro da Petrobras”

  1. Heyarth disse:

    Interessante como tudo nesse pais gira em torno de interesses politicos…
    E com o isso o Brasil sai sempre perdendo…

  2. MARIA REGINA Gomes de Matos disse:

    OOOOE ESTOU ESTUDANDO A EMPRESA PARA SABER SE COMPRO AÇOES DA MESMA.

    ESTOU COM MEDO QUE A CPI, TENHA ALGUMA RELAÇAO NEGATIVAS COM AS AÇOES. QUEM AQUI ÉACIONISTA DA PETROBRÁS? A PETROBRÁS PAGA BONS DIVIDENDOS AOS SEUS ACIONISTAS?

  3. Eduardo disse:

    Estou assuntado com alguns comentários sobre “politizaram a Petrobrás”!!!
    Parece até que politizando algo se comete um crime.
    É a melhor coisa que pode acontecer a um país; a politização de seu povo, de suas empresas de suas instâncias. Se politizaram a Petrobras nada mais fizeram que permitir que se discutam a Petrobrás.
    Agora, alguem aqui acredita que a Petrobrás, em algum dia de sua exitência não foi politizada? A campanha do “petróleo é nosso” não foi política? A privatização ou não de uma estatal, não é uma posição política? Triste seria se não politizassem a petrobrás, pois “políticos” (lebremos que todos somos seres políticos) discutindo a maior empresa do Brasil, sem a participação do povo seria uma leviandade preocupante.
    Parabens ao blog por permitir que a população possa discutir sobre a sua empresa, sua política, sem o intermédio da imprensa brasileira que reconhecidamente é tendenciosa e possui clara orientação POLÍTICA sobre o que divulga e como divulga.

  4. [...] também: Lucro da Petrobras e Empregados da [...]

  5. Fabiano disse:

    O gráfico é perfeito! Compara a Petrobrax com a Petrobrás!

  6. Charada disse:

    Como é que pode a empresa divulgar “Lucro Líquido Recorde”, os acionistas receberem “Participação nos Lucros e Resultados Recorde”, e os funcionários receberem uma PLR igual ou inferior a de 2 anos atrás??

    A desculpa de que a quantidade de funcionários cresceu é inadmissível, tendo em vista a curva do gráfico divulgado, a quantidade de empregados não cresceu numa proporção nem próxima.

    Como podem explicar também o pagamento da PLR dos funcionários antes de se definir a percentagem paga aos acionistas? Não existe uma proporção entre esses 2 valores!?!?!?

  7. irineu disse:

    Já que a Petrobrás ostenta tantos lucros por que deixou de pagar a participação dos funcionários nos lucros da empresa, que sempre era paga no começo de cada ano?

  8. irineu disse:

    Já que a Petrobrás está tão bem financeiramente e esbanjando lucros, por que até o presente momento não foram pagos a participação dos funcionários nos lucros da empresa?

  9. sellba disse:

    É, tem muitos comentários interessantes. Para mim ficam algumas dúvidas :
    1. Por que pagamos tanto pelo combustível? Para sustentar toda esta estrutura de funcionários, fundos de pensão?
    2. Por que tanto receio com a privatização da empresas? Não existia o mesmo receio com relação a Vale do Rio Doce, com as operadoras de telefonia, com a Embraer?Alguém gostaria de continuar pagando hoje R$ 4.000,00 por uma linha fixa? O mundo não acabou depois disso como muitos achavam.
    3. De que adianta termos uma empresa de primeiro-mundo segundo dizem, e segurança, infraestrutura, educação, saúde de quarto-mundo?
    4. Um governo tão incompetente em tudo, seria competente em petróleo? Por que?
    5. Por que ela gasta tanto com propaganda se exerce o monopólio?
    6. Não seria melhor termos duas ou tres empresas privadas concorrendo entre si? Os consumidores não ganhariam com isso? Lembrando que estes consumidores somos nós brasileiros. É claro que deveria haver regulação para estas empresas. O monopólio só é bom para ele mesmo em qualquer parte do mundo. Quando sujeito a influências políticas, pior ainda.

  10. Oliverranger disse:

    Meus parabens pela iniciativa, adorei, principalmente as respostas a quem tem dúvidas sobre qualquer assunto que envolva a PETROBRAS, na hora.

  11. Guilherme Moura disse:

    Fantástica iniciativa. Espero que o blog não seja desativado após toda essa balbúrdia.

  12. Interessante que ouvi na Globonews recentemente, um “tucano” dizer que a Petrobrás estava com problemas de caixa e não divulgava isso nos principais jornais. Até parece que não tem ações na Bolsa e não cumpre com as regras da CVM…rs

  13. André disse:

    Observo, pelos comentário postados no blog que algumas pessoas estão desinformadas. Vieram ao lugar certo, naveguem no site da PETROBRAS a fim de colher informações.
    Sei que a PETROBRAS, em que pese ser o orgulho do BRASIL, é odiada por determinado segmento da nossa sociedade. Façamos uma análise: quem dizia que a PETROBRAS éra pesada, um mastordonte e que apresentava lucros pífios? Quem é que hoje critica a PETROBRAS por ser uma empresa que apresenta lucros enormes?
    Quem conseguir responder a essas perguntas, estará em condições de entender o porque da CPI.
    CPI pra quê, com qual objetivo? O presidente da PETROBRAS, por diversas vezes solicitou que se definisse o foco da CPI. Ele não é contrário a CPI, mas da forma como querem implantar poderá inviabilizar a PETROBRAS.
    Imagine um monte de denúncias pipocando, o congresso solicitando a todo tempo esclarescimento, relatórios, equipes para prestar depoimento, etc. Ninguem mais vai trabalhar, pois tudo vai girar em torno da CPI. Pior é que não vão provar nada! Enquanto isso o pré-sal corre o risco de ficar parado esperando a conclusão da CPI.
    Será que a CPI vai concluir que a PETROBRAS é incompetente para desenvolver o pré-sal? Se essa é a ideia, não precisa de CPI.
    O mundo todo já sabe que a PETROBRAS é incompetente, que nunca desenvolveu tecnologia em águas profundas, que nunca recebeu prêmio nenhum, que é a marca mais odiada no mundo, que não investe no social, etc.

  14. iza disse:

    Parabéns a Petrobrás.
    O Blog é muito esclarecedor.
    Mostra que é uma empresa preocupada com a transparência.
    Infelizmente a imprensa brasileira se tornou partido político.
    Com esse blog, o público poderá saber quais são as verdadeiras intenções de imprensa corporativa.
    O povo poderá comparar as matérias publicadas nos jornais e os esclarecimentos da Petrobrás.
    Isso se chama DEMOCRACIA.
    Parabéns.

  15. José Raimundo disse:

    ola gente!!!Sou favoravel a CPI, temos que investigar sim, sinto que o governo esta com medo porque????

  16. lucineide almeida disse:

    So na Petrobras! No Governo FHC.Sofremos o maior sucateamento de toda nossa Historia.Funcionarios,eramos 25mil.Hoje somos 55mil.Descrobrimos o Pre-Sal,uma reserva incalculavel.Estamos produzindo biodissel produto da agricultura familiar.Temos 172 mil trabalhadores tercerizados.Compramos bens e servicos de 250 Empresas.Temos 172 bilhoes de dolare para ivestimentos ate 2013.Esse Governo e do povo e essa e a Petrobras que queremos.Parabens a Petrabras,Parabens o povo Brasileiro, Parabens o Governo do Presidente Lula !…. Que venha a CPI de Alvaro Dias e Companhia que queremos partir ao meio.Um forte abraco aos meus bravos companheiro Petroleiros

  17. Marcelo Nobrega disse:

    Parabéns!!!, uma bela maneira de dar qualidade nas informações que este país recebe, evitar a extorsão financeira de jornalistas, meios de comunicações e dos politicos.(Esse trio tentam manter o controle de suas finanças baseada em ameças & denuncias)

  18. maria ferreira disse:

    Será que entendi bem? O Sr David Zylberstein é que vai dar apoio aos membros da CPI?
    Não foi esse mesmo senhor que ajudou a quebrar a Varig?

  19. Omar disse:

    Até que enfim, uma empresa decide responder às “indagações” de uma imprensa, digamos, no mínimo tendenciosa, de uma forma prática e transparente. Este ataque à Petrobrás é político e contrário aos interesses desse Brasilzão tão carente e despontando para ser uma grande nação. Petrobrás: PARABÉNS!!

  20. Filipe disse:

    Quero ver se os amigos do PT vao publicar meu comentario. Estamos cansados do aparelhamento dsa maquina estatal e a CPI serve aos interesses nacionais e vai desmascarar a ajuda que a Petrobras da a ONG’s suspeitas e contratos sem licitacao.
    Eu sou favoravel que todo e qualquer cargo politico seja extinto!

  21. Andressa disse:

    “Politizaram a Petrobras” [2]
    Estou assustada com isso aqui e ainda essa maioria de comentários bizarros…
    Esse blog é uma atitude que veriamos facilmente vinda do governo de Hugo Chaves. O governo infiltrado em todos os cantos e diabolizando a mídia e a oposição por meio de seus braços, sempre incitando o ódio…
    Governo que se acha acima de lei e da mídia é inaceitável… Triste… Desespero…!!!

  22. Está ótimo a criação deste eficiente blog .
    Mas, nós povo brasileiro, precisamos que a Petrobras invista com mais intensidade (verbas) em programas jornalísticos da TV Brasil .
    Que tal a Petrobras / BR Distribuidora, investir num programa jornalístico na nossa TV Brasil que repercutisse o que de melhor existe na blogsfera brasileira com relação a democratização da informação (imprensa/mídia) e disseminação da nossa cultura ? .

    Saudações Nacionalista !

  23. Chapa Branca disse:

    Se há interesse em “minar a Petrobras” às vésperas da eleição, como dizem vocês, deve-se isso ao fato de que a Petrobras está envolvida em processo eleitoral? A Petrobras, como está claro, já foi privatizada.

  24. José Pereira disse:

    Continuem firmes, denunciando as “apelações” da mídia corporativo-tucana. Nada mais real para os mentirosos de plantão que a VERDADE!
    Pelo que li nos jornalões de hoje os demo-tucanos estão perdendo o pé dessa CPI. Já já vão se arrepender, se é que já não estão arrependidos. Uma idéia: por que não aproveitar e publicar o Blog nos jornalões?
    Abc
    José

  25. Barack disse:

    Meu deus! Politizaram a petrobrás.
    E nós, pobres mortais, pagando um dos maiores preços pela gasolina, álcool e diesel, só para a companhia – e o governo – lucrar “horrores”.
    Despolitização já!

  26. Carlos disse:

    Estranhei a pequena quantidade de comentários neste blog.

  27. Edward Stark disse:

    Finalmente a Petrobrás está entrando na ERA dos BLOGS.
    Uma empresa de nível nacional e até internacional demorou muito para criar um BLOG.
    Mas é o velho ditado: ANTES TARDE DO QUE NUNCA.
    Parabéns ao BLOG.
    Só me pergunto, como por que não se cria um BLOG da AMS Petrobrás?

  28. Emanuel Augusto disse:

    Que contra ataque mortal!!! E agora querem se fazer de “paladinos” dizendo que a PETROBRAS está usando indevidamente e-mail de autoria deles. Ora, o que eles mais queriam não era transparência?? Então aí está, mostrando de onde vem, e como vem as ditas “matérias investigativas”, são na verdade roteiros passados por pessoas ávidas por “fatos”, e com essa atitude da empresa começa a desmoronar o sensacionalismo das ditas “reportagens investigativas. E não ficaremos sabendo apenas os pontos, cortados, claro, da reportagem, já estamos vendo começo, meio e fim. Parabéns, PETROBRAS pela atitude.

    • Luiz Felipe disse:

      Se a Petrobrás é uma empresa do povo brasileiro ela pode e deve ser investigada pelos representantes do povo brasileiro em qualquer momento em que haja qualquer sombra de dúvida sobre a transparência da empresa

  29. José Eduardo disse:

    No gráfico fica óbvio que Lula deu à Petrobras condições de se tornar novamente um orgulho para os brasileiros, enquanto FHC (período até 2002) fez justamente o contrário.

  30. humberto sisley disse:

    olha fogueira iá-iá
    olha a fogueira iô-iô
    CPI nela e neles….

  31. humberto sisley disse:

    lucros fictícios…mais uma coisa para a CPI investigar….

    CPI nela….

  32. Emmanuel Jordan disse:

    Gostaria que vocês falassem da imagem da Petrobrás fora do país. Um pouco do que nossa imprensa não fala.

    Seria interessante ver alguns dados que até mesmo os estrangeiros conhecem e nós não.

  33. Ivan Zurawski disse:

    O único problema é que esses números não significam nada, pelo menos dentro do que se está sendo discutido: empresas ilicitamente favorecidas e/ou mesmo geridas de forma fraudulenta podem ter ótimo lucro líquido. Diriam alguns, é até mais provável.

  34. joao carlos disse:

    como pode empresas de producao de videos e fotografias ganharem tanto dinheiro facil da petrobras quando nao ha licitacao de precos para verificar quem fornece um preco melhor e menor

  35. joao carlos disse:

    a gasolina aqui nos eua e determinado pelo preco no poco. cai o preco no poco, cai o preco para o consumidor. se o preco sobe no poco, sobe para o consumidor. no brasil a petrobras mantem uma politica de preco que ninguem entende, so o presidente lula e os diretores da petrobras. como nao existe concorrencia, nao existe precos concorrentes, entao a petrobras vai nandando neste mar. fica muito facil estipular preco quando nao existe concorrencia. parabens a petrobras pelos seus altos lucros

  36. joao carlos disse:

    gostaria de saber o seguinte. a gasolina brasileira e uma das mais caras do mundo. resido nos EUA, e pago aqui a gazolina na bomba 2,50 dolares um galao(3,78litros). como a gasolina aqui nos eua e mais barata que no brasil, se o brasil alem de produzir o que precisa ainda exporta gasolina para outros paises.

  37. Guido Rezende disse:

    Eles montaram um time da pesada, com ex-funcionários da empresa e atuais. Vão levantar somente contratos com ONG’s ligadas ao PT. Por quê não antecipar esse debate. Se tiver alguma coisa ilegal nisso, façam o debate aberto e franco com o povo. Que o povo vai entender o que está por trás dessa CPI.

  38. Renato Lima disse:

    Que tal colocar no gráfico ao lado a evolução do preço do petróleo no período? E, de repente, a evolução dos lucros de outras companhias do setor? Nenhuma comparação se faz de forma isolada.

  39. Antonio Pereira disse:

    Por favor não publiquem um gráfico tão elucidativo assim. Se a turma do arthur virgílo e do heráclito fortes virem isso terão um enfarte!!! Morrerão antes de serem cassados pelo povo em 2010!!!
    Parabéns PETROBRAS!!!

  40. marta lopes disse:

    Tomei conhecimento hoje da existência deste blog. Estou maravilhado com a iniciativa. Seria interessante que todos nós, carente de informações equilibradas, divulgássemos este canal.

  41. João Bosquo disse:

    O dado maravilhoso disso tudo é que vcs estão usando a plataforma (no bom sentido) do WordPress.
    Quanto ao blog, legal. A modernidade da internet é pra isso mesmo. Se outras empresas/órgão do governo copiarem o exemplo da Petrobras vai diminuir a margem de manobra dos editores…

  42. Gustavo disse:

    Pois é… seria um choque de “jestão”?

  43. Heitor disse:

    “O maior contrato assinado pela Petrobras com uma ONG no período de maio de 2008 a maio deste ano beneficiou a organização não governamental Movimento Brasil Competitivo”

    Por que uma ONG, que em si tem o cerne de não ter fins lucrativos, vai trabalhar para uma Estatal do Petróleo? Qual é a finalidade?

  44. Heitor disse:

    Mas, mesmo com um aumento do lucro de 10 vezes, desde 2002, nunca antes na história deste país, ainda não há dinheiro para construir casas para os brasileiros menos favorecidos? Vocês têm 1050 jornalistas?

  45. LEN disse:

    saiu de 2 bi em 2002 para 20 bi em 2008, taí o motivo dos entreguistas quererem tanto a cpi, não se conformam que não conseguiram terminar a operação sucateamento desencadeada durante o governo FHC com a intenção de ter argumentos para vender a empresa.

    O que quero saber na cpi é sobre a tentativa de mudar o nome da empresa para PETROBRAX e o naufrágio da plataforma p36

    A atual gestão pode ser investigada, mas já podemos observar que a diferença de competencia na administração é gritante

    Querem prova maior da tentativa de boicote e sucateamento que a petrobrás sofreu no governo fhc do que a empresa perder o lucro e não fazer nenhuma descoberta relevante

    os campos de tupí e jupíter já estavam lá há milhões de anos, porque a petrobras não achou nada durante o governo fhc? porque o que interessava era entregar de mão beijada para os financiadores de campanha

  46. André Melo disse:

    A Petrobras está de parabéns pela criação desse blog. Assim, teremos um canal para ouvir da própria empresa as respostas, explicações e réplicas.
    É mais salutar ainda a iniciativa de divulgar as perguntas dos jornalistas do Globo, Folha, Estadão e afins, para os cidadãos termos idéia de quão tendenciosos são os nossos “jornalistas – guardiões da democracia e da liberdade”; mais uma vez está provado que quem faz as investigações das CPI’s é a imprensa, e as suas excelências vão no rastro das inverídicas notícias, perdidos entre fatos verídicos e recortes de jornal.
    Vamos divulgar esse espaço para todos! Isso vai se mostrar em um eficiente mecanismo de regulação (para a empresa, a CPI, e para a própria imprensa). Vamos aos fatos! Avante Petrobras!
    Aproveito e deixo a dica para a Petrobras: façam várias cópias-espelhos (mirrors) desse site, porque haverão ataques hackers na tentativa de calá-los. Isso é certo.

  47. Rubens Claudio Wiseman disse:

    Faltam dados anteriores, mas, a priori, pode-se verificar que nos últimos anos da “gestão” FHC, o lucro estava caindo. US$ 2 bi em 2002 e quase US$ 20 bi em 2008… Interessante (e sintomático), não?

  48. Lu disse:

    Este blog é prova cabal do total descrédito da imprensa brasileira.
    Vergonhoso que empresas e pessoas se vejam obrigadas a buscar alternativas pela certeza de que suas declarações serão permanentemente manipuladas/distorcidas e que não terão nenhum direito de resposta, a menos que paguem somas estratosférica para os mesmos jornais/revistas que publicaram as distorções.

    Santa Internet, mãe de misericórdia, salve :)

  49. Luciano Prado disse:

    Os objetivos da “imprensa” – que os brasileiros mais esclarecidos estão cansados de saber -, não são os fundados na boa fé e no esclarecimento à população.

    Trata-se sim de uma campanha para minar a Petrobras às vésperas das eleições.

    A campanha já se espalha por todo o PIG. A população já percebeu.

    Vai ser um tiro no pé, talvez nos dois.

    Na realidade eles estão de olho é no pré-sal.

    O senador tucano Álvaro Dias, indagado no Roda Viva a sobre o pré-sal desconversou.

    A Petrobras é o pré-sal são dos brasileiros.

  50. Flavio Tramarim disse:

    Fica evidente, ao se analisar o gráfico de lucros, o “modus operantis” do PSDB, má gestão da companhia (intencional ou por incompetência?), criando ineficiência para poder justificar sua venda. Enquanto o PSDB governava o lucro da companhia recuava. Não queremos uma Petrobrax. Temos que evitar que o PSDB venda a Petrobrás.

  51. Avelino disse:

    Não haveria a possibilidade de se fazer um gráfico comparativo do preço do petróleo com o do da gasolina? Talvez assim tenhamos uma idéia sobre ser ou não verdade o fato de que quando o petróleo sobe a gasolina acompanha, mas quando ela cai, a gasolina continua com o preço alto. Mas, por favor, pegue um período de tempo maior.
    Saudações
    Avelino

  52. Osvaldo Luiz Ribeiro disse:

    Não é que o gráfico também poderia ser usado para uma comparação entre a era-FHC e a era-Lula.
    :o )

    Osvaldo Luiz Ribeiro

  53. Edie Martins disse:

    Maiores lucros = melhor gestão + governança corporativa. Realmente não entendo o por quê desta CPI. Será que o problema da Petrobras é o seu alto cescimento?!

  54. Jaiminho disse:

    Andressa, dê a mão à Regina Duarte e saiam por aí gritando: “Eu tenho medo…!”. O que vc anda tomando, menina?

  55. Andressa,
    Eu acho que o que o nosso país precisa é de uma mídia que não confunda liberdade com leviandade. Quando este dia chegar, certamente blogs como este se tornarão desnecessários.

  56. Celio disse:

    Andressa, a iniciativa do blog não ocorreria em governo do Hugo Chaves, pois aqui o que se vê é transparência. Não há relação alguma em divulgar e esclarecer as questões com politização de Petrobras. A mídia dá informações e a Petrobras, como qualquer empresa tem toda liberdade de dar sua versão.

  57. Fátima disse:

    Andressa, vc quer dizer mídia? A que ataca, desesperadamente, um governo que está fazendo de tudo para acertar, uma empresa como a Petrobrás que é símbolo e orgulho do nosso país em troca de uma oposição irresponsável? Só ingênuo não ver que esta CPI é única e exclusivamente para “tentar” desmoralizar a Petrobrás e palanque político para alguns que “infelizmentete” não querem o melhor para o nosso ´país.

  58. Carlos Américo disse:

    Filipe,

    Os argumentos que você utiliza para defender a CPI já foram todos desmontados aqui no blog e em outras fontes na internet. Fontes confiáveis.

    Mas pelo visto o “cumpanhero” só lê e repete o que o “PIG” publica.

    Vá se informar antes de repetir bobagens.

  59. Ricardo Castro Meira disse:

    Vc acredita na seriedade de uma CPI com a participação de Heráclito Fortes e Athur Virgílio?

  60. Na minha visão, um inquérito, seja contra quem for, deve ter foco e coerência. Qualquer entidade (pessoa física ou jurídica) que é submetida a uma investigação tende a ter, pelo menos temporariamente, prejuízos em sua imagem, mesmo sendo inocente. Essa de primeiro colocar no banco dos réus para depois procurar a culpa não parece ser o melhor caminho para se construir uma nação justa e virtuosa.

  61. Ricardo Castro Meira disse:

    Ué!!?? Politização não seria o governo vender combustível barato, para fazer uso político e populista da Petrobrás?

  62. Celio disse:

    Espero que a Petrobras aproveite esse espaço para apresentar a estrutura de preço dos combustíveis. Essa informação já está no site da empresa, mas é provável que a maioria não veja isso, e sempre questiona sobre preço. É necessário que a população saiba quanto vai para a Petrobras, quanto para o distribuidor, quanto para o ICMS, CONFINS, CADE – que deveria ser aplicado, álcool.

  63. Hugo disse:

    Essa situação também se enquadraria como Politização, mas o que se pede são preços mais justos e transparentes dos combustíveis, essa história de que seguramos o preço do combustível quando o preço do barril estava em alta… sei não, quanto será que falta pra nós terminamos de pagar essa “diferença”?

  64. Hugo,
    É natural que ninguém se lembre do período de alta do petróleo, quando a Petrobrás reajustava os combustíveis com grande defasagem, tanto temporal quanto no seu valor. Ninguém noticiava o fato, ninguém questionava, nem mesmo as pessoas de linha ideológica mais liberal. Afinal de contas, quem teria a coragem de defender que, naquele período, a Petrobras adotasse modelo semelhante ao de outros países, onde os reajustes de preços da gasolina acompanhavam rigorosamente o aumento do custo do insumo. Agora querer uma política no período de alta (não repassar imediatamente os reajustes para cima do insumo) e outro no período de baixa (repassar imediatamente a redução no preço do insumo) me parece ser um casuísmo inaceitável.

  65. João Carlos,
    A poucos dias ocorreu um movimento, aqui no Rio de Janeiro, no qual os postos venderam gasolina por um preço livre de impostos e o valor, de cerca de R$ 1,35, ficou muito próximo deste patamar de US$2,50/galão.

  66. Celio disse:

    Procure saber, aí nos EUA, como é a estrutura de preços dos combustíveis – produtor, refino, distribuidor e impostos. Divulgue isso.

  67. Fabrisio disse:

    Clique no link abaixo e observe o impacto dos tributos e de outros fatores na composição do preço de combustíveis ao consumidor final.

    http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/Composicao/Comparativo_Paises.asp

  68. Humberto Sisley,
    Uma empresa com lucros fictícios não teria o sucesso que a Petrobrás tem tido nos seus mais de 50 anos de história. Não teria descoberto as reservas gigantescas do pré-sal, num mercado concorrencial e aberto a todas as empresas do mundo. Não teria feito com que a produção de petróleo no Brasil passasse de cerca de 2.700 barris (da época de sua criação) para cerca de 2 milhões e 200 mil atualmente (sem contar a produção no exterior). Não teria também recebido tantas e tantas premiações como destaque mundial em tecnologia de águas profundas, energia e como produtora de petróleo e gás.

  69. Fabrisio disse:

    Acho que o texto abaixo pode te ajudar:

    Qua, 06 Mai, 02h06

    A Petrobras saltou do vigésimo para o quarto lugar entre as companhias mais respeitadas do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo Reputation Institute (RI), empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova York. O ranking relaciona 200 grandes empresas do mundo e é realizado anualmente desde 2006. Com a quarta posição, a Petrobras superou empresas como Fedex, Google, Microsoft, 3M, Honda, Philips, General Electric e Walt Disney Co.

    PUBLICIDADE

    O mesmo ranking internacional revela que, entre as brasileiras, a Petrobras aparece em primeiro lugar, à frente da Sadia (5º), Votorantim (20º) e Vale (28º). À frente da Petrobras, no ranking internacional, estão duas empresas europeias e uma norte-americana: Ferrero (Itália), Ikea (Suécia) e Johnson & Johnson (EUA).

    A Petrobras conquistou também a melhor posição entre as empresas de energia. O Reputation Institute criou um modelo de avaliação (Modelo RepTrak) que mede o nível de estima, confiança, respeito e admiração, por meio de pesquisas realizadas com consumidores do país de origem das empresas. Foram realizadas 75 mil avaliações, de janeiro a março de 2009, em 32 países.

    O Reputation Institute avalia sete dimensões que integram o modelo da instituição, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, e explicam a reputação de uma empresa no âmbito internacional: liderança, cidadania, performance, produtos/serviços, inovação, ambiente de trabalho e governança.

    Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/06052009/25/economia-petrobras-4-empresa-respeitada-mundo.html

  70. karlos batista disse:

    Alô.
    não sou e não tenho noções de economia(além da doméstica).mas me causou estranheza este gráfico dos lucros da Petrobrás.
    com ESTE LUCRO que se supõe-se apresentado graficamente,AINDA SERIA NECESSÁRIO SOLICITAR OS empréstimos á Caixa,BNDES,Á CHINA?
    E pagar á China com petróleo?,mas se os lucros cobririam (segundo o gráfico)os empréstimos em menos de um ano!!!!
    abraços

  71. Paulo Werneck disse:

    Prezada Sellba,
    1. Para analisar o preço do combustível deve ser verificada a tributação que o mesmo sofre, como aliás a grande maioria dos produtos que consumimos. Valer a pena dar uma olhada numa iniciativa bem interessante: http://www.deolhonoimposto.org.br.
    2. Existia receio sim, a sociedade organizada tentou impedir os “leilões” de cartas marcadas, mas o rolo compressor da privataria FHC foi mais forte. Agora em vez de pagar 4.000 por uma linha fixa, com todo o desenvolvimento tecnológico gasto mais em telefone que em luz e gás juntos.
    3. O fato de vivermos num país com problemas não é resolvido destruindo-se as empresas de primeiro mundo, como Petrobrás, Odebrecht, Natura, etc. A solução é justamente o oposto: mais empresas de qualidade, mais escolas de qualidade, mais hospitais de qualidade.
    4. É difícil tachar esse governo incompetente em tudo, pelo menos os indicadores macroeconômicos (tipo dívida externa, balança comercial, nível de emprego etc) estão bem melhores que os indicadores dos governos anteriores.
    5. Concordo totalmente. Aliás em muitas postagens encontramos sugestões no sentido de a Petrobrás parar de gastar dinheiro em verbas publicitárias nos jornalões. Mas a questão deve ser pensada pela Petrobrás com cuidado pois esse monopólio a que vc se refere não existe. Na distribuição – que é onde o consumidor pode escolher – há postos da Esso, Shell e muitas outras. Na pesquisa, há muitas empresas explorando o nosso petróleo. Só no refino é que o monopólio ainda subsiste.
    6. Ver resposta anterior.
    Atenciosamente,
    Paulo Werneck

  72. roni odia disse:

    parabens, precisamos de pessoas como voce para discutir sobre a Petrobras.
    Gostaria de dar a minha opiniao sobre a privatizacao;
    Se o capital for 100% do governo tudo bem, caso contrario devemos vender 100%, porque ninguem sabe quem manda la…

  73. Paulo Werneck disse:

    Sr. Karlos,
    Lucro não quer dizer falta de necessidade de capital de giro.
    Qualquer empresa pega dinheiro emprestado para uma série de despesas, sem isso querer dizer que ela está no vermelho.

    Quando preciso de uma grana extra, avalio o que é melhor, desmobilizar um investimento ou fazer um empréstimo de curto prazo. Seria razoável vender o apartamento e comprar outro, por precisar de um dinheiro para uma operação de urgência?

    Pagar empréstimo com mercadoria não é uma forma de venda?

  74. Paulo disse:

    Sou acionista da Petrobras e digo que o lucro vai para quem tem ações da empresa. São milhares de brasileiros e estrangeiros que as possuem. Os investimentos que são necessários atualmente são enormes e estão previstos na ordem de bilhões de dólares. Nós provávelmente iremos ter que arcar com esses valores para exploração do pré-sal. Um fluxo de caixa desse tamanho precisa ser competentemente administrado pois despesas e receitas as vezes não conhecidem e a rentabilidade tem ser preservada.

  75. Karlos Batista,
    A maior parte dos investimentos da Petrobras é financiado com capital próprio. No entanto, como ela dispõe de uma quantidade muito grande de projetos rentáveis na carteira, recorre a capital de terceiros, de forma complementar, para alavancar o seu crescimento. E foi agindo desta forma que ela fez com que a produção nacional passasse de 2.700 bbl/dia para quase 2 milhões e 200 mil bbl/dia. Gostaria de ressaltar também que a única saída que temos para sofrermos um pouco menos, com a atual recessão, é partimos com coragem para uma política expansionista. Dentro deste contexto, são muito bem vindos os mais de US$ 170 bilhões de dólares que a Petrobrás pretende investir até 2013.

  76. Blog Fatos e Dados Petrobras disse:

    Vamos postar no blog o gráfico com a evolução do número de empregados da Petrobras.

  77. Charada disse:

    As perguntas ainda não foram respondidas…

    Normalmente a empresa veio utilizando como desculpas a elevação no quadro de funcionários ou investimentos realizados, etc.
    Porém desta vez o resultado anunciado foi o lucro liquido, ou seja, já foram subtraídos: pagamentos, dívidas, investimentos, impostos, etc.

    A quantidade de funcionários não cresceu 45% entre 2006 e 2008, muito menos entre 2007 e 2008, logo a publicação do gráfico com o número de funcionários ainda não será o suficiente p/ responder aos questionamentos.

  78. Dudu disse:

    Paulo,

    você vir reclamar de seus gastos com telefone é até piada né? Não existindo a privatizaçào é bem provável que você hoje não pudesse escrever este seu comentário, pois a internet ainda seria um sonho por aqui.

    E quanto à imcompetência em tudo você tem razão, o governo foi competente o suficiente para manter a politica economica do governo FHC e por isso, todos os indicadores macroeconomicos que você citou estão melhores. Sem falar no período de bonaça mundial que o Brasil aproveitou, não em sua plenitude é verdade, durante o governo Lula.

  79. Eduardo disse:

    Bela resposta Paulo.

    Mas vale salientar…

    1- A resposta dada ao 5º questionamento serve também para o questionamento quanto ao custo do combustível. Ocorre além daquilo que já foi dito, referente a tributação, que existe toda uma cadeia de distribuição de combustíveis onde também tiram sua parcela de lucro sobre o valor cobrado na bomba.

    2- Privatização. Sempre lembro de um cometário que acabou com um debate sobre o tema numa SBPC que participei anos atrás. “Qual fazendeiro, que vendo sua propriedade dando prejuizo, vende a fazenda e não demite o administrador?!”. Essa é a história resumida das privatizações e do Brasil. Cairei num lugar comum, mas que nunca é devidamente assimilado. Qual o real lucro que a Vale e outras empresas agoras privadas dão ao Brasil? Onde está o recurso adquirido com as privatizações? etc. etc. Comparemos esse retorno com a contribuição da Petrobrás e teremos um parâmetro mínimo. Falar em privatização da Pretobrás é quase um crime contra a nação. E tem muito pra se falar sobre esse assunto.
    Nem me fale em telefônia, porque logo vamos pagar na conta um seguro por danos psicológicos causados pela operadoras, e por ai vai.

    3 – Respondendo mais brevemente. Privatizamos a maioria do País no governo anterior e o índice de desenvolvimento humano e distribuição de renda despencou ladeira abaixo. Não vejo relação entre privatização e desenvolvimento humano. Ao contrário. Vale ler novamente o que disse o Paulo.

    4 – Se é incompetente em tudo não posso afirmar, mas percebo que em 500 anos estamos diminuindo finalmente, mesmo que ainda pouco, as diferenças sociais. Distribuindo um pouco da renda. Lembrando que esse governo não afundou nenhuma plataforma. E olha que esse seria um bom motivo pra se falar em CPI. Ressalto apenas que em governo do PSDB não há CPIs, visto terem sido feitas mais de 70 tentativas de instauração de CPIs no Governo do Estado de SP mas nenhuma, nenhuma passou pela maioria absoluta de deputados do PSDB. Isso a imprensa não fala!

    5 – Realmente seria importante conversar mais sobre as propagandas da petrobrás, mas diferenciar sua participação no incentivo à cultura. Sem ela não teriamos metade da produção cultural que temos no País.

    6 – Monopólio X concorrencia. Um exmplo: Será que existe realmente concorrencia na telefonia? Temos uma das tarifas mais caras do mundo. O serviço é precário e a agencia reguladora é inexistente. Deveriamos começar a reclamar da Anatel nos procons da vida.
    O monopólio sujeito a influência política é ruim, mas no Brasil é o contrário que acontece. São os oligopólios que influenciam a política e isso é bem pior. Bancadas ruralistas, lobistas cheio de dinheiro, poder econômico, corrupção, etc, etc…

  80. eliseu2009 disse:

    A maioria dos contras ao bom andamento, boa administração e grande SUCESSO da petrobrás são anti-Lula, faça o que fizer de bom e nunca tera seus elogios.
    Sou anti Lula, mas tiro o chapéu para a PETROBRÁS e me orgulho de ser brasileiro por ter uma futura (bem próximo) ´maior petrolífer ado mundo, considerando que o BR é riquissimo em recursos minerais como petróleo.
    E enquanto isso, os metidos invejosos ficam metendo o pau e querendo vender a PETROBRÁS.

  81. roni odia disse:

    tambem sou Lula, o problema é colocar dinheiro publico numa empresa desse tamanha e nao poder decidir o valor da gasolina para nao prejudicar os acionistas, que sempre querem mais….

  82. roni odia disse:

    quando o Humberto escreveu lucros ficticios, ele quis dizer que deveriam ser muito maiores para quem tem monopolio.

  83. Blog Fatos e Dados Petrobras disse:

    O Monopólio Estatal do Petróleo foi extinto pela PEC 09/95, e o novo regime regulamentado pela Lei 9.478/97.

  84. Marcos Paulo disse:

    Irineu,

    o pagamento da PLR foi paga em maio!!!! Alôô!!

  85. Marcos Paulo disse:

    Você trabalha na Petrobras? Você não recebeu sua PLR em maio?

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes