Carta da Petrobras ao jornal Folha de S.Paulo

10 de junho de 2009 / 00:07 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Em resposta aos artigos “A Transparência dos brucutus” e “Lodo não é petróleo”, de 9/6, a Petrobras esclarece:

A decisão de publicar os questionamentos dos jornalistas e as respostas da Petrobras tem objetivo reforçar a transparência no seu relacionamento com a sociedade, e não “desestimular as apurações” ou “esvaziar a bola das denúncias”. A Companhia aceita opiniões contrárias às suas no blog, reservando-se o direito de não publicar comentários ofensivos (como também o faz a Folha nos blogs que hospeda em seu site). A Petrobras refuta a suposta existência de “operadores eleitorais” em seus quadros. As decisões de investimento da Companhia não levam em conta critérios políticos e, como o próprio articulista reconhece, a empresa “construiu uma imagem de reconhecida competência e inovação”. A Petrobras colabora com as auditorias do TCU e apresenta seus argumentos técnicos em ocasiões em que há divergência de critérios adotados pelo tribunal e pela Petrobras. A contratação de consultorias em situações de crise, nas quais há um crescimento na demanda por informações, é prática adotada por qualquer empresa que preza pela sua reputação.

Sobre a matéria “Governo reduz combustível e eleva tributo”, a Petrobras ressalta que somente responde  pelo preço do diesel e da gasolina em suas refinarias. O preço final ao consumidor inclui itens que independem da Petrobras, como os  impostos,  além  da  margem  de  lucro das distribuidoras e postos. Acerca de sua política de preços, a Petrobras reitera o que já explicou em diversas oportunidades: não repassa ao diesel e à gasolina a variação diária dos preços do petróleo. O reajuste de ontem levou em conta fatores como câmbio futuro, perspectiva de preços do petróleo e dos derivados no mercado internacional.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes