Resposta da Petrobras à Rádio Band News

10 de junho de 2009 / 00:08 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras repudia a forma desrespeitosa com que foi tratada em comentários dos jornalistas Dora Kramer e Boris Casoy na noite de hoje na rádio Band News. A Petrobras respeita a divergência de opiniões e o debate de ideias, mas o uso de termos como “atitude burra” e afirmações de que a Petrobras teria agido de “má fé” ao criar o blog Fatos e Dados em nada contribuem para a discussão e não são coerentes com o que se espera de dois profissionais respeitados da imprensa brasileira.

Não há nenhuma “tentativa de intimidar” jornais e jornalistas, como acusou Dora Kramer. O blog foi lançado para divulgar informações da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à CPI e garante também total divulgação das respostas enviadas à imprensa. A intenção é, de forma transparente, levar ao conhecimento do público, e na íntegra, as informações que a Petrobras fornece aos jornalistas que a procuram.

A noção de confidencialidade e sigilo é um princípio que norteia a relação dos jornalistas com suas fontes (pessoas, empresas, consultorias etc). O objetivo principal é preservar aqueles que passam informações aos jornalistas e que, por qualquer motivo, precisam ou querem se manter no anonimato. Mas não há compromisso semelhante de confidencialidade e sigilo da fonte para o jornalista.

A Petrobras já se norteia por princípios de transparência. Exemplo disso é o fato de que muitas das matérias que vêm sendo publicadas na imprensa utilizam como fonte de informações o próprio site da Petrobras. Além disso, a Companhia é intensamente fiscalizada por auditorias internas e externas, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Securities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos, tendo seus balanços aprovados em todas as instâncias.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes