Carta ao jornal O Globo sobre a Petrobras Biocombustível

11 de junho de 2009 / 18:23 Esclarecimentos Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Não é verdade, conforme publicação do Globo no dia 11/6, que a “Petrobras dá verbas a entidade com irregularidades”. A Petrobras Biocombustível esclarece:

1) Todas as contratações às quais se refere a matéria, inclusive a da cooperativa Cooprase, envolveram apresentação de documentos legais, estatutários e regulamentares e de todas as certidões negativas. Foi comprovada assim a regularidade fiscal das instituições contratadas, inclusive junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

2) A contratação de serviços de assistência técnica é obrigação legal, conforme lei federal que regulamentou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, e é condição imprescindível à manutenção do Selo Combustível Social por parte da empresa. O Selo Combustível Social assegura acesso a 100% do mercado de biodiesel, já que 80% são reservados exclusivamente para detentores do Selo e 20% são acessíveis a todos os produtores legalizados no Brasil, sejam eles com ou sem o Selo.

3) O pagamento de serviços de assistência técnica somente é realizado após efetiva comprovação dos serviços prestados.

4) A distribuição de sementes está vinculada aos contratos de compra de grãos e busca a fidelização dos agricultores ao programa de produção de oleaginosas, matéria-prima para as usinas de biodiesel. Ao distribuir uma semente de melhor qualidade, garante-se maior produtividade e, assim, maior renda ao agricultor e melhor retorno ao programa de suprimento agrícola da Petrobras Biocombustível.

5) Como já divulgado nas duas últimas notas da Petrobras Bicombustível, a ANP não “condenou” a utilização da mamona como matéria-prima do biodiesel. Apenas estabeleceu atributos que a viabilizam para a produção de  biodiesel.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes