Petrobras e indústria de petróleo e gás vão capacitar mais 207 mil trabalhadores

17 de junho de 2009 / 10:30 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Aulas do CursoO Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) identificou a necessidade de qualificar mais 207 mil trabalhadores no período 2010 a 2013, segundo o seu coordenador José Renato de Almeida. É quase o triplo dos 78 mil trabalhadores já formados nos cursos de 2006 a 2009, dos quais 80% foram aproveitados pelo mercado, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. Por trás do salto na geração de empregos no setor estão os investimentos e o crescimento contínuo da Petrobras e da indústria de petróleo e gás no país, responsáveis pelo aproveitamento desses novos profissionais.

Criado pelo Governo Federal, em 2003, o Prominp inclui o Plano Nacional de Qualificação Profissional, que visa dotar o país de trabalhadores devidamente preparados nos níveis básico, médio, técnico, superior e inspetor. Ele utiliza a estrutura de escolas técnicas e universidades em 17 estados, que estão recebendo projetos de desenvolvimento no setor: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Atualmente, o Prominp está no seu 4º ciclo, cujas primeiras turmas começaram os cursos de aprendizado e qualificação em março deste ano. Para ajudar a colocar a mão-de-obra treinada nos três ciclos anteriores, o Prominp criou o banco de currículos on line, que hoje conta com 26 mil currículos de alunos e ex-alunos dos cursos realizados pelo programa. Disponível na Internet, o banco on line é uma ferramenta gratuita, prática e acessível para qualquer empresa ligada ao setor de petróleo e gás.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes