A Petrobras tem resultados para mostrar também na área social

22 de junho de 2009 / 20:00 Meio Ambiente e Sociedade Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Sistemática de Investimentos SociaisA Petrobras decidiu transferir e adaptar para a área social as tecnologias de gestão desenvolvidas em seu negócio. Dessa combinação ousada, surgiu uma Sistemática de Investimentos Sociais, que é considerada inovadora e pioneira no mundo empresarial. Trata-se de um documento que define metodologia, critérios e indicadores padronizados para a análise, seleção, aprovação, acompanhamento e avaliação dos projetos sociais apoiados em todo o Brasil. Inspirada nas melhores práticas de gerenciamento de projetos, como as do Project Management Institute (PMI), essa sistemática está totalmente alinhada ao Plano Estratégico, ao Plano de Negócios e à Disciplina de Capital da Petrobras.

Os indicadores desenvolvidos foram revisados pelo consultor internacional Flavio Comim, pós-doutor em economia e professor da Universidade de Cambridge, responsável pela divulgação do IDH no Brasil, a convite do PNUD, e revisor dos Relatórios Regionais sobre as Metas do Milênio no Brasil para a ONU.

A implantação gradual dessa sistemática permite que, além de comunicar para a sociedade seus resultados na produção de energia, a Petrobras possa medir e divulgar também sua contribuição para efetivar os direitos humanos, promover o crescimento econômico justo e distributivo, fomentar o desenvolvimento local e fortalecer a democracia. Para uma primeira rodada de cálculo dos indicadores, a Petrobras contou com o apoio da Accenture, empresa de consultoria independente especializada em gestão, que contatou diretamente as instituições pesquisadas. Cerca de 340 projetos sociais apoiados pelo órgão corporativo de comunicação da Companhia entre novembro de 2007 e novembro de 2008 foram analisados. Essa amostra não representa a totalidade da carteira de projetos, já que a mesma será divulgada no Balanço Social da Companhia ainda este mês, mas já antecipa os bons resultados que vem sendo alcançados. Conheça abaixo alguns indicadores:

  • Participantes diretos: 520.194 pessoas
  • Participantes indiretos: 1.820.679 pessoas
  • 6.865 empregos diretos gerados nas organizações sociais;
  • No caso dos projetos de geração de renda:
    • 39% contam com planos de negócio estruturados;
    • 80% incorporaram tecnologia para aprimoramento do processo produtivo;
  • No caso dos projetos de educação para a qualificação profissional:
    • 60% dos cursos possuem certificação profissional;
    • 34% dos cursos contam com certificação profissional nacionalmente reconhecida;
  • No caso dos projetos de garantia dos direitos da criança e do adolescente:
    • 96% das crianças estão concluindo o período total de atendimento;

A Petrobras já treinou cerca de 300 profissionais da sua força de trabalho para a implantação da Sistemática de Investimentos Sociais e irá iniciar, em breve, a capacitação dos técnicos das instituições parceiras.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes