Petrobras também é cultura digital

imagemNos últimos anos, a Cultura digital vem recebendo grande atenção da Petrobras. Não poderia ser diferente em uma empresa que valoriza tanto a inovação, a tecnologia e a cultura brasileira e que sabe que, tão importante quanto apoiar o fazer artístico, é garantir a ampliação das oportunidades de circulação e de fruição dos bens culturais.

Exemplo disso é o patrocínio ao site Overmundo, pioneiro no país na utilização dos recursos de produção colaborativa da web 2.0, e dedicado à difusão da cultura brasileira, com foco especial nos aspectos que não costumam receber cobertura da grande imprensa.  Diversas outras comunidades virtuais culturais são também patrocinadas em caráter de continuidade pela Petrobras, como o Canal Contemporâneo (artes visuais), o Portal Literal (Literatura), o PortaCurtas Petrobras (curta-metragem) e o  iDança (de dança).

Na última edição do Programa Petrobras Cultural (PPC), foi criada uma nova linha de seleção pública, voltada especificamente para a Cultura Digital, com duas áreas: “Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros” e “Festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital”. Os resultados, previstos para 31 de julho, serão antecipados para o final de junho.  Na mesma edição, o PPC também inovou, criando, no segmento de Música, uma seleção para “Gravação e circulação de música com disponibilização na Internet”. Sem falar da seleção pública anual para produção de filmes em mídia digital, de curta e de longa-metragem. A linha de Preservação e Memória no PPC também vem selecionando diversos projetos, voltados à digitalização de importantes acervos da cultura brasileira, como o Klauss Vianna, o Acervo Tropicalia e o Centro Virtual de Documentação e Referência Oswaldo Goeldi.

nós do morro

As novas tecnologias digitais permitiram uma notável expansão dos recursos de produção e de registro de bens artísticos e culturais, bem como de sua ampla difusão na internet, contribuindo para o protagonismo cultural e para a ampliação o acesso à informação e ao conhecimento. A Petrobras incentiva diversas ações de produção, difusão e formação baseadas no uso de mídias digitais que são desenvolvidas por projetos patrocinados, como o portal Viva Favela, o Núcleo de Audiovisual da Central Única das Favelas (CUFA), o Núcleo Audiovisual do Grupo Nós do Morro, e a Rádio AfroReggae Digital.

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