Respostas da Petrobras ao jornal O Globo

25 de junho de 2009 / 23:40 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Sobre a matéria de hoje no Correio Braziliense, é verdadeira a informação de que os salários dos executivos da Petrobras aumentaram 90% de 2003 a 2007? E caso negativo, qual o percentual?

Não é verdadeira. O incremento foi de cerca de 55% no período 2003 – 2007. A título de comparação, o reajuste de salários dos empregados da Petrobras foi de 62%. Os salários da Diretoria estão congelados desde setembro de 2008 e deverão assim permanecer até a Assembléia Geral Ordinária de 2010.

E considerando bônus ou gratificações, o percentual seria esse? E o valor no ano passado foi realmente de R$ 700 mil no ano?

A empresa não divulga a remuneração individual, e sim a remuneração global da Diretoria Executiva (6 diretores e o presidente), do Conselho de Administração (9) e do Conselho Fiscal (5), conforme exige a legislação.

De acordo com o relatório financeiro e demonstrações contábeis da Companhia (DFP 2008), a maior remuneração de um dirigente (Diretor) foi R$ 59.465,04, com base em dezembro de 2008.

Comparações entre a remuneração dos diretores e conselheiros das maiores empresas do país, publicadas nos jornais Folha de São Paulo (6/4) e O Globo (18/1), mostram que a remuneração da Petrobras é a menor entre elas.

Os salários estão congelados desde 2008, mas as gratificações, adicionais, gratificações, etc. também?

Sim, a remuneração, que inclui gratificações e adicionais, está congelada desde setembro de 2008, data base da categoria. Na Assembléia Geral dos Acionistas foi vedado o repasse aos respectivos honorários de quaisquer benefícios que, eventualmente, vierem a ser concedidos aos empregados da empresa, por ocasião de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT na sua respectiva data-base de 2009.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes