Anúncios sobre o Blog: Respostas da Petrobras ao portal Comunique-se

1 de julho de 2009 / 23:40 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

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Leia a íntegra da matéria aqui.

PERGUNTA: Percebemos que a Petrobras está anunciando o “Blog Fatos e Dados” no Google AdWords. Gostaríamos de saber algumas informações sobre a divulgação do blog:

Qual é o custo dessa publicidade?

RESPOSTA: O uso de link patrocinado é recomendado em campanhas online pela sua eficácia em atrair internautas e pelo baixo custo de investimento se comparado ao da mídia gráfica na internet (banners e outros formatos).

A estratégia de divulgação do link do Blog Fatos e Dados inclui inserções nos dois maiores sites de buscas da internet (Google e Yahoo), em seis redes de pesquisas (Terra, IG, MSN, entre outras) e em 12 portais de conteúdo. Para um período de 30 dias, o investimento foi de R$ 50 mil.

PERGUNTA: Com a divulgação do espaço na mídia, é necessário o investimento em publicidade?

RESPOSTA: No planejamento de mídia da empresa, a internet recebe o mesmo tratamento que os veículos tradicionais (impressos, rádio e televisão). Os meios digitais são considerados de extrema importância, pela eficiência que apresentam e pela associação da marca da Companhia à inovação e avanço tecnológico.

A Petrobras tem realizado campanhas na internet com o objetivo de trazer usuários aos sites e hotsites da empresa, facilitando o acesso direto à página e direcionando internautas interessados em visitar os conteúdos online da Companhia. No caso do Blog Fatos e Dados, a campanha de links patrocinados tem como objetivo potencializar a visitação ao site e, consequentemente, ampliar a divulgação de informações e esclarecimentos da Companhia em relação à CPI. O uso de links patrocinados é uma das estratégias que a Petrobras adota em campanhas na internet, que podem incluir, ainda, veiculação de banners, vinhetas, anúncios, quizz, entre outros.

PERGUNTA: Até o momento, existe algum retorno desse investimento?

RESPOSTA: Na ação para o Blog Fatos e Dados, especificamente, em 17 dias foram realizados mais de 106 mil cliques que remeteram ao blog, o equivalente a aproximadamente 6 mil acessos por dia. O resultado está acima da média de outras campanhas similares já realizadas pela Companhia, o que demonstra o alto índice de interesse que o Blog vem atraindo entre os internautas. Foi constatado que o meio mais eficaz para atrair visitantes são os links nos sites de busca (Google e Yahoo).

PERGUNTA: A empresa investe nesse tipo de divulgação para outros veículos, como o site institucional?

RESPOSTA: Sim, a veiculação de links faz parte da estratégia de campanhas da Petrobras na internet para divulgação de seu site institucional e hotsites. Atualmente, por exemplo, está em andamento a mesma ação para o hotsite Petrobras nas Ondas (www.petrobrasnasondas.com.br) – campeonatos de surf patrocinados pela Companhia – e em breve será veiculado link para o hotsite da Copa de Handebol, também patrocinada pela empresa. Ações semelhantes já foram realizadas para divulgar hotsites de produtos (Gasolina Podium e Diesel Podium), para campanha da Autossuficiência e para o Blog de Minas – ação realizada em 2008 em comemoração aos 40 anos da presença da empresa no estado. Em todas essas iniciativas, os resultados em patrocínio a links nos buscadores foram altamente positivos.

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