Diesel da Petrobras – carta ao jornal O Globo

10 de julho de 2009 / 00:05 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

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jornal02Na matéria “Diesel da Petrobras leva prefeitura de São Paulo a denunciar Brasil na OEA” (9/7), O Globo insiste em chamar de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC o que na verdade é um acordo patrocinado pelo Ministério Público Federal, em outubro de 2008, envolvendo o Governo do Estado de São Paulo, Cetesb, Ibama, ANP e Anfavea, com a orientação do Ministério do Meio Ambiente. Homologado pelo juiz da 19a. Vara Federal Cível da Seção Judiciária de São Paulo, o acordo previu o fornecimento do diesel S-50 a partir de janeiro de 2009, que a Petrobras está cumprindo integralmente.

Os ônibus urbanos da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo foram os primeiros a receber o diesel 50, com baixo teor de enxofre. Em maio, o combustível foi fornecido para todos os veículos a diesel das áreas metropolitanas de Fortaleza, Recife e Belém. Em agosto, será a vez de Curitiba. Em janeiro de 2010, o combustível será fornecido para os ônibus urbanos de Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e da região metropolitana da Cidade de São Paulo. Gradativamente o combustível será fornecido em todo o país.

É importante ressaltar que não é apenas o diesel que influencia a qualidade do ar. Primeiro, porque o enxofre impacta somente o material particulado. A qualidade do ar é afetada por vários outros fatores. Além disso, o diesel de 50 ppm de enxofre só é efetivo quando utilizado em motores com tecnologia avançada. Os benefícios em termos de material particulado ainda são pequenos nos motores atuais. Ao utilizar o termo TAC, que implica em ajuste de uma situação irregular, o jornal está endossando a informação inverídica de que a Petrobras teria descumprido a resolução 315 do Conama.

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