Patrocínio: Brasil das Águas – Rios Voadores

19 de julho de 2009 / 20:25 Tecnologia e Inovação Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

imgConteudoBrasilAguasCom recursos do Programa Petrobras Ambiental, o projeto Brasil das Águas,  a partir de 2003 permitiu que numa expedição com um hidroavião, Gerard e Margi Moss (o consagrado Casal Moss) realizassem um mapeamento inédito dos principais rios e bacias do país, com o objetivo de buscar, catalogar e analisar as águas doces do Brasil, além de identificar ambientes ainda não impactados para que possam ser conservados.

O hidroavião foi transformado em um laboratório aéreo, equipado com sondas medidoras, refrigerador para conservar as amostras além de câmeras fotográficas fixas e micro câmeras de vídeo. Somente com esta aeronave foi possível alcançar os recantos mais longínquos do país, devido a sua autonomia que permite cobrir uma distância de até 1.500 km, sem reabastecimento.

Rios Voadores

Na segunda fase do projeto Brasil das Águas, utilizando um avião leve, Gérard Moss e equipe captam amostras de ar úmido acima da Amazônia, umidade resultante da evapotranspiração da floresta que, empurrada pelos ventos alísios, é transportada por correntes de ar denominadas “rios voadores” até o centro-oeste, sudeste e sul do país.

Uma equipe de renomados cientistas brasileiros – liderada por Prof. Enéas Salati e Dr Reynaldo Victoria com base em Piracicaba, SP – está analisando essas amostras para determinar o grau de participação da floresta amazônica nas chuvas que caem em boa parte do Brasil para que possamos zelar melhor pela proteção das matas, evitando quebrar o ciclo hidrológico do qual dependemos.

A colunista  Miriam Leitão tratou sobre esse projeto em sua coluna na edição de ontem (18/7) e de hoje (19/7) de O Globo, intituladas “Os rios voam” e “Como voam os rios“.
.

Para ler mais acesse o site Rios Voadores.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes