Conselho de Administração: respostas a O Globo

26 de julho de 2009 / 00:05 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

jornais21) O ex-ministro Silas Rondeau integra o Conselho de Administração da Petrobras ?

Sim.

2) Quem indicou o ex-ministro para o cargo ?

Segundo o Estatuto Social da Petrobras, em seu artigo 39º, a Assembléia Geral Ordinária (AGO) realizar-se-á, anualmente, no prazo previsto no art. 132 da Lei nº 6.404, de 1976, em local, data e hora previamente fixados pelo Conselho de Administração, para deliberar sobre as matérias de sua competência, especialmente:

III – eleger os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Na AGO de 8 de abril de 2009.

O Sr Silas Rondeau foi reeleito como membro do Conselho de Administração da Companhia, na forma do voto da União Federal, acionista majoritário da Cia.

Para ler o Estatuto Social da Petrobras clique aqui
Para ler a ata da Assembléia Geral Ordinária de 8/4/2009 clique aqui
Para conitnuar lendo as perguntas e respostas clique

3) O ex-ministro Silas Rondeau é um dos principais alvos da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Ano passado, a PF e o Ministério Público chegaram a pedir a prisão do ex-ministro por envolvimento em irregularidades na administração pública. O ministro foi ainda investigado na Operação Navalha por suposto envolvimento com desvios de dinheiro público? O presidente da Petrobras acha que, mesmo com todos essas pendências, Silas Rondeau tem condições de permanecer no Conselho de Administração da maior empresa do país ?

Como dito anteriormente, cabe aos acionistas da Companhia, durante a Assembléia Geral, eleger os membros do Conselho de Administração – C.A. para um mandato de um ano. O Presidente da Petrobras não tem interferência nessa decisão de um orgão superior (CA).

26 respostas para “Conselho de Administração: respostas a O Globo”

  1. Vocês não são sérios, muito menos democráticos! Esse campo existe para que hajam comentários tanto favoráveis como contrário ao que é exposto aqui. Democracia é isso! Infelizmente começo a acreditar em tudo que falam da Petrobras… Acho que vou escrever no meu blog!

  2. Continuação Catarata “Global” 03. Fatos e dados curiosos: Quanto mais desafios esta empresa encara mais energia tem, conhecida mundialmente e agora com esta nova era da companhia de incalculáveis descobertas para o nosso bem e nossa salvação, tudo indica que em tempo recorde vai posicionar em primeiríssimo lugar. Ninguém nunca deve duvidar, esta é a empresa que tira energia onde ninguém imagina, mais tira!TEM VISÂO GLOBAL. e comprova sua energia, PETROBRAS BR BRASIL. PETRÓLEO BRASILEIRO S/A e ponto final.

  3. Continuação Catarata “Global” 02.Observação muito importante: Uma Gigante da indústria de petróleo está administrando de forma tranqüila e justa com muita transparência e honestidade, usando medicamentos na dose certa, com isto não há o risco de deixar seqüelas, tem uma equipe de profissionais altamente competentes qualificados de causar inveja, plantão 24h00min por dia, monitoração total e dosagem medicamentosa na medida certa, atenção refinada a toda e qualquer tipo de reação ou efeito colateral, portanto, mais confiável é impossível, ministrado por Fatos e dados com eficácia total comprovadamente registrado na história deste País, atualmente mais de um milhão de pessoas com uma visão ampla e cristalina estão acompanhando atentamente e repassando conhecimentos importantíssimos a outras pessoas que tem dificuldades de acesso a informações confiáveis para outras milhares de pessoas se protegerem ou tomara providencias contra este mal que pode atingir indiscriminadamente quem quer que seja, todo cuidado é pouco, todos devem ficar muito atentos agora, pois no passado já houve este tipo de epidemia muito parecida que neste momento voltou a atingir a PETROBRAS a maior empresa de energia deste País e seus funcionários, instituições de classe, governamentais, pessoas ilustres e famosas de reconhecimento mundial. Poderá atingir também outras empresas empresários funcionários e muita gente inocente desprevenida de tudo. Como estamos vivendo um momento de crises financeira catastrófica mundial, levando Países antes ricos a falência da noite para o dia, todo cuidado e atenção neste momento é pouco.

  4. Catarata “Global” 01. É uma entre tantas outras incuráveis patologias nos olhos da grande mídia Brasileira, que consiste na capacidade parcial, total do oficio ou de sua cúpula (salvo algumas exceções) provoca comportamentos duvidosos, inquietações como náuseas e vômitos, pode ser desencadeada por vários fatores: Ganância, decadência, preconceito, falta de personalidade, identidade, desejos destrutivos misturado com traição; utiliza meios de contaminação através dos principais meios de comunicação usando formulas ante éticas, causando comportamento repulsivo, cientificamente comprovado, e outros em estudos por exemplo: Perturbação emocional institucional, injustiças, miséria, fome e violência de todos os tipos que possa imaginar.

  5. Antonio Santos disse:

    Pergunta que um mau humorado como eu gostaria de fosse feita para ter a chance de responder.

    4- O que o sr. acha da perguntas de nossos repórteres? São claras? Demonstram conhecimento da matéria sendo investigada? São pertinentes? São perspicazes?

    Claro. Essas perguntas jamais serão feitas.

  6. Antonio Santos disse:

    Respostas que um mau humorado, como eu, daria ao repórter.

    1- Sim. Basta acessar o site da Petrobrás, colocar na busca o termo “conselho”. O primeiro resultado é o link da página com as fotos e os nomes dos membros do conselho.

    2- Vide resposta anterior e veja na “fotinho” de cada conselheiro quem é o seu orgão indicador, ou seja, quem ele está representando. No caso do Sr. Silas está lá escrito “Representante do Acionista Controlador”.

    3- Vide as duas respostas anteriores. Não nos cabe “achar” nada.

    Mas aí vão dizer que sou mau humorado, mal educado, grosseiro, etc…

  7. Carlos disse:

    Qual a causa comum que une a imprensa contra a Petrobrás?

    • Carlos disse:

      Melhor: há uma orquestração; resta saber: onde está o regente e quem é ele?

  8. Quero saudar a equipe de jornalistas responsáveis por este blog. Atualíssimo, atento e funcional. “Mata a Charada”, enfrenta rapidamente rumores, extingue-os na hora. Parabéns, continuem mostrando como é fazer jornalismo sério e competente. Vcs estão ganhando de goleada

  9. Scsilva disse:

    Porque não é questionada a CPI paralela da “desimprensa” ou pelo MF ou STF? são algumas perguntas tão absurdas que me envergonharia se eu fosse jornalista diplomado… mostra total despreparo…

  10. Antonio carlos Gomes disse:

    JÁ NÃO É DE HOJE QUE A IMPRENSA ESTA AO LADO DOS QUE A SERVEM.cOMO O GOVERNO DO ESTADISTA LUIZ INACIO DA SILVA É INDEPENDENTE E MIRA O FUTURO DE TODO O PÓVO BRASILEIRO A ESTE PIG DA VIDA,NÃO INTERESSA ,ELES APOSTAM EM UMA PARTE DA POPULAÇÃO E SÃO CONTRARIOS A QUEM PENSA DIFERENTE.PARABENS PETROBRAS,PARABENS POR SUA DIREÇÃO,VIVA O POVO BRASILEIRO.

  11. Edson disse:

    Por que estes,mesmos jornais não esclrecem por exemplo,de que lado eles estavam no PERÍODO da DITADURA?

  12. Solerne disse:

    Como é triste ver a chamada “grande imprensa” se dar ao papel de desinfor a sociedade, em conluio com inescrupulosos senadores com dos pés sujos de lama e que se utilizam da casa e a imunidade para promover o ódio, o ócio e o negócio.

  13. H. C. Paes disse:

    Posso até imaginar os jornalistas da Folha quebrando a cabeça para achar mais um factóide… ” e se tentarmos criar caso em cima disso?” “Ainda não tentamos isto aqui…” e por aí vai.
    Silas Rondeau é da cota do Sarney, como o ministro Lobão, a quem a Petrobras está subordinada. Por isso, não é contrasenso nenhum que o próprio ministro, como normalmente é o caso, não faça parte do Conselho, como Dilma Rousseff antes dele e ainda (ela é presidente do conselho e, portanto, autoridade hierárquica máxima da Petrobras).
    Claro que a Folha sabe que o Conselho de Administração, na maior parte do tempo, apenas supervisiona os trabalhos da empresa. Não são técnicos, a função deles é servir de escudo político para que a diretoria trabalhe em paz. Ainda que sobre Rondeau pesem suspeitas – e o Brasil segue o princípio da presunção de não-culpabilidade -, ele não é capaz de interferir, como simples membro do Conselho, no bom funcionamento da empresa, até porque os demais conselheiros são pessoas de reputação por enquanto ilibada, como Rousseff, Mantega e Johannpeter. Ou seja, mesmo que ele fosse uma personagem sinistra, sua presença no Conselho meramente preenche uma cota política e não tem maiores conseqüências sobre a Petrobras, que não pode, por sinal, fazer coisa alguma a respeito da composição do órgão máximo.
    A Folha sabe disso, mas, como PHA, Luis Nassif e Eduardo Guimarães bem dizem, o PIG está desesperado.

  14. Marcos Aarão Reis disse:

    Não sou dos que consideram sérias as denúncias sobre a existência de um estado policial em nosso país. Ao contrário, penso que a Polícia Federal e o Ministério Público são instituições sérias, que têm combatido a corrupção. “Suposto envolvimento” não significa absolutamente nada. Já “pedido de prisão” só ocorre sob indícios fortes, o que deveria fazer o Dr. Silas Rondeau sentir-se em posição desconfortável diante dos demais integrantes do Conselho de Administração da Petrobrás. Não é assunto que diga respeito à Presidência da empresa, evidentemente, mas ao próprio sujeito da investigação, que bem poderia se tocar e pedir licença, pelo menos enquanto durasse a investigação.

    • Itamar Perenha disse:

      É, portanto, uma questão de fôro íntimo do sr. Rondeau que, como qualquer um, precisa trabalhar e ganhar a vida. Se não há restrição estatutária para sua admissão no Conselho, há o que condenar. Quanto a “indícios” que subsidiem a decretação de uma prisão preventiva, existe muito juiz por aí fazendo bobagem. E “indício” sem articulação com circunstâncias e outro conjunto que possa constituir um arcabouço mínimo para juízo de culpabilidade, não é nada. Quer dizer, vira manchete se a pessoa for vinculada ao governo Lula. Então a mídia abusa do “suposto culpado”…”por suposta participação”…e, absurdo, até por “suposto envolvimento”. Já vi tanta manchete ridícula que já nem assino jornais ou revistas. Só as revistas técnicas e porque preciso.

  15. José Flávio Coutinho disse:

    Que vergonha, é de entristecer qualquer cidadão de bem, ver esse ataque desmedido, descomensurado, em hora inoportuna, somente para satisfazer os anseios, e as ambições políticas desse pessoal da oposição, com tantas mazelas que vivem as comunidades menos favorecidas da população,necessitando com urgencia de medidas, e leis a serem votadas pelo senado, e tudo engavetado. Mas não, eles preferem descontruir o nome que vem sendo erguido a mais de 50 anos, pelo trabalho, duro, árduo de seus funcionários, e toda a população se beneficiando como consumidores dos produtos por ela produzidos, e que tantas divisas o BRASIL, tem conquitado.É como diz um certo ditado: a verdade, mais cedo ou mais tarde emergirá à boca do poço, não importanto quem esteja em sua volta.

  16. mnarcilio gibson rodrigues disse:

    Eu acho que a Petrobras tem que ser focada sómente na area técnica.

    • marcio disse:

      Se falsas notícias negativas são veiculadas na grande mídia, o valor das ações de uma empresa tendem a cair. Tal ação especulativa é prejudicial ao desempenho técnico da empresa. Sim, a Petrobras deve focar na área técnica. Com este blog, ela garante e suporta esse foco.

  17. João Marcelo disse:

    É necessário que uma empresa pública no porte da PETROBRAS seja investigada sempre quando há indícios de desvios de erário. O que eu questiono é se os senadores não irão transformar essa CPI em palco para as eleições. Até pq alguns senadores da oposição que farão fazer parte da comissão, assim como Sérgio Guerra(PSDB/PE), irão concorrer a reeleição e nada melhor que está na mídia.

    • Solimar Batista de Melo disse:

      Ora, ora Marcelo! Voce tem alguma dúvida que isto acontecerá?

  18. rosa disse:

    É um absurdo consumado jogar o nome do probo e incorruptível Dr. Sr Silas Rondeau nas manchetes de jornais. Os jornalistas deveriam dar o devido valor a essas figuras que só dignificam o Brasil.

  19. andre disse:

    É realmente cômico -se não fosse trágico- ver o Senado,com todos aqueles senhores absolutamente “éticos e responsáveis”, investigando a maior e mais importante empresa do Brasil.
    Ver o Arthur Virgílio -o mesmo que pediu 10 mil reais emprestado ao Sr. agaciel Maia- investigando a Petrobras vai ser constrangedor.

    • Paulo Correa disse:

      E nenhum reporter pergunta a Arthur Virgilio se ele declarou no IR o valor que usou para a doença da mãe, valor este que saiu do erário publico

  20. Estamos no mês de julho, sabemos que está previsto para o mês de agosto iniciar os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito CPI da PETROBRAS por senadores no SENADO.
    Já começou os trabalhos desta CPI da PETROBRAS fora do SENADO?
    Isto PODE?…
    Gostaria de saber si tem senadores trabalhando no jornal O Globo ou o jornal O Globo está trabalhando para senadores? Ou outros jornais, Correio Brasiliense, Valor Econômico, Folha de São Paulo Estadão/Estado de São Paulo ou Estado de Minas.
    Se positivo gostaria de saber também o nome deles, qual partido político, se é candidato nas próximas eleições.
    Gostaria também de saber porque o foco é exclusivamente e somente a PETROBRAS.
    Obrigado pela atenção.

  21. Alex disse:

    Os jornalistas brasileiros deveriam fazer uma especializacao em adm. de empresas para nao perder tempo elaborando perguntas tolas como esras. Um estagiario de adm saberia responder as perguntas enviadas para a Petrobras.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes