Superávit na balança comercial da Petrobras

6 de agosto de 2009 / 23:12 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O saldo da Balança Comercial da Petrobras no segundo trimestre de 2009 (2T09), calculado com base nas exportações e importações de petróleo e derivados, sem considerar os dados de gás natural, gás natural liquefeito (GNL) e nitrogenados, apresentou um superávit de US$ 1,45 bilhões no trimestre, representando um incremento de quase 600% em relação ao segundo trimestre de 2008 (2T08).

Este desempenho reflete principalmente o aumento da produção total de petróleo e LGN de 9%, um aumento líquido dos volumes exportados de petróleo e derivados de 330%, que alcançou 267 mil barris por dia no 2T09, e uma redução de 28% do total de derivados importados, com destaque para óleo diesel. Em relação ao diesel, houve redução de 50% nas importações na média do 2T09 em relação ao 2T08, decorrente do aumento da produção de diesel nas refinarias no Brasil, como resultado do Programa de Maximização de Diesel, e da menor demanda do setor agro-industrial, observando-se ainda o fornecimento de óleo diesel para as usinas termelétricas no 2T08.

22 respostas para “Superávit na balança comercial da Petrobras”

  1. Nossa Petrobras, nosso orgulho ! disse:

    :-) Maria da Conceição Tavares disse: A Petrobras é mais que uma companhia. A Petrobras é uma nação!

  2. rafaela disse:

    Vamos defender o Brasil e a Petrobras dos ataques do PIG e Tucademos.

  3. Celso disse:

    Como é que, no início, diz que os dados não levam em consideração a produção de gás e, no segundo parágrafo, coloca justamente o gás como um dos responsáveis pelo aumento no superávit da balança?

    • Tadeu disse:

      LGN – Líquido de Gás Natural é contabilizado, para efeito de produção, juntamente com o que é produzido de óleo efetivamente, não se tratando portanto de GNL – Gás Natural Liquefeito. São portanto duas coisas distintas e não contradizem a informação do texto. Para maiores esclarecimentos, verifique o site da ANP (Agência Nacional do Petróleo) – Refino e Processamento de Gás Natural.

  4. Ricardo Freire disse:

    Se o Sardemberg tivesse esperado 4 dias poderia ter cometido um “equívoco” a menos no seu “Agit-prop”.

  5. Jorge disse:

    Gostaria de ver os ânimos serenados e o nosso Brasil crescendo em paz, mais penso que será difícil, pois aqueles que estiveram no poder e nada fizeram pelo bem da nação, farão de tudo, inclusive usar táctica terrorista para retornar ao poder a qualquer preço nas eleições de 2010.A Petrobrás, era uma empresa sucateada, sofreu vários acidentes ambientais e inclusive teve uma plataforma afundada. Hoje, nas mãos do atual governo, é um orgulho nacional, e esta entre as maiores do mundo, e mesmo assim sofre um processo de CPI, um verdadeiro absurdo. Na minha opinião isso é um ato terrorista contra o país e a sociedade.

  6. JB disse:

    Diante de tamanha robustez, constitui um bom negócio investir na Petrobras. Que digam os Chineses. Sugiro a União, o empresariado nacional e, principalmente os fundos de Pensão PETROS e PREVI que adquiram imediatamente os ADR’s da Petrobras nas mãos dos Gringos.

  7. mineiro disse:

    tá certos os leitores temos que protestar mesmo e não deixar esses imbecis entregarem o que é nosso , abaixo ao pig e viva a internet , que deixando o povo mais atento contra essas falcatruas.

  8. mineiro disse:

    e ainda querem vender a petrobras , esses poderosos ta querendo o que , a petrobras e nossa e pronto. se não ta satisfeito que mude para os usa que é o lugar de voces e aproveite leve o pig junto.

  9. JB disse:

    São fatos consagrados e de conhecimento de todos os benefícios trazidos à sociedade brasileira pela Petrobras, de vultosas cifras decorrentes de recolhimento de impostos, royalties e participações especiais para a União, Estados e Municípios. Recebemos agora mais uma excelente notícia de que o saldo da Balança Comercial da Petrobras no segundo trimestre, apresentou superávit de US$ 1,45 bilhões no trimestre, demonstrando que a Estatal Petroleira constitui o verdadeiro braço forte da Nação.

    Esses feitos despertam a cobiça e interesses político e mais recentemente, de facções da mídia nacional – aqueles que acreditam serem os formadores de opinião, por entender equivocadanete que o desenvolvimento da indústria de petróleo e gás não lhes está beneficiando diretamente, na medida por eles desejada.

  10. Fabio disse:

    Ué, mas não era a Petrobras uma empresa com péssima gestão, aparelhada, etc? Estranho isso. Que a oposição (PSDB/DEM) explique como a Petrobras, tão mal administrada, se tornou a 8ª empresa do mundo, a 4ª das Américas, virou o xodó dos chineses e não pára de crescer. Isso é má gestão? Hein? Hein?

  11. rafaela disse:

    Podemos nos preparar para as mentiras do PIG que virão por aí. É hora de mostrarmos aos amigos as artimanhas do PIG, porque ele age assim, quais são seus intere$$e$.Temos que aproveitar todas as chances de desmascararmos essa gente sem pátria.Brasileiros mãos à obra.

    • Maria Ismeria Nogueira Saantos disse:

      O jeito é irmos todos para as ruas, para as praças de todas as cidades brasileiras.
      Politico tem medo do medo na rua!

      • diego disse:

        Concordo com a Maria, temos que ganhar as ruas e protestar contra essa pouca vergonha que é a nossa politica!

  12. Wilton Rosa disse:

    E ano que vem tem muito mais , com vendas ao chineses de 200.000 mil barris de petróleo diários.

    Parabéns Petrobrás!!

  13. Francisco Fernandes disse:

    Sou um prestador de serviço e me orgulho cada vez mais disto. Parabens a todos

  14. Carlos disse:

    Petrobrás: uma história de êxitos!

  15. Dê uma olhadinha nesta foto,neste luga…
    Para chegar a esta obra de arte não é brincadeira de barquinho de papel não!
    os resultados, os nossos desafios…
    Trabalhamos 24:00 horas por dia para saciar as artérias deste País de Energia.
    Isto é a PETROBRAS BR dos Brasileiros.

  16. Elenir Vieira disse:

    Sugestão: li no multiclipping de hoje uma reportagem com o nosso presidente, publicado na revista Caros Amigos… Acho bem interessante colocá-la, se for possível, no blog.

    É elucidativa e deve ser lida por muito mais gente.

    Elenir

  17. José Maria Hollanda Alvares Pimenta disse:

    Excelente notícia para o país. Agora é só aguardar como as cassandras do PIG vão tentar distorcer ou esconder essa notícia para continuar com sua obra de ficção de que ” a situação econômica do Brasil está péssima” . No fundo esse pessoal não se conforma com o fato de que o Brasil está passando incólume por essa crise econômica mundial, sem efetuar nenhuma privatização, sem efetuar corte radical do deficit público e da previdência, sem “flexibilizar” as leis trabalhistas e sem efetuar várias outras medidas da TEOLOGIA NEO-LIBERAL, que levaram o império americano e a comunidade européia à crise atual…..

  18. Chamou-me a atenção dos resultados desse Programa de Maximização de Diesel. Nosso transportes de cargas, talvez, principalmente as commodities, ainda é muito dependente do diesel e era, até vislumbrar essas possibilidades, um elo mais frágil.
    Obter mais diesel do óleo cru é um bom caminho até a Petrobras, como empresa de energia, encontrar e viabilizar novas fontes. Só o fato da combinação desse produto com o biodiesel, mais environmental-friendly, numa combinação de 2% (B2) a até 25% (B25) em outros casos, e os investimentos da 4a maior das Américas (exceto Canadá) em biocombustíveis, inclusive com forte apelo social com a valorização e desenvolvimento social, ambiental e econômico da região do norte de Minas Gerais, entre outras, podemos ter esperança de uma mudança consistente e num médio prazo.
    Parabéns à Petrobras, seus colaboradores, parceiros, stockholders e fornecedores. Isso tudo é fruto de sua dedicação e confiança.

  19. Angelo Frizzo disse:

    Mas que droga !
    Ass.:grande imprensa brasileira

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes