Patrocínios e relatório da CGU: respostas a O Globo

CGU globo 21 8O Jornal O Globo publicou nesta sexta-feira (21/8) reportagem, com base em relatório da Controladoria Geral da União (CGU), sobre patrocínios da Petrobras.

Leia abaixo a resposta da Petrobras ao questionamento feito pelo jornal e clique na imagem ao lado para ler a matéria publicada.  

Pergunta: Conforme conversado há pouco no telefone, gostaríamos de abrir espaço para a Petrobras, caso queira se manifestar, para a matéria a ser publicada amanhã sobre relatório da CGU que auditou por amostragem alguns contratos de patrocínio firmados de 2001- 2008. Este relatório foi encaminhado à CPI da Petrobras e também para a própria Petrobras (em 18 de agosto de 2009) e está identificado como Nota Técnica 2018/2009/2009/DIENE/SFC/CGU-PR. Em sua conclusão, constam os seguintes apontamentos: ausência de pesquisas de preços, pagamentos sem vínculos com o objeto pactuado, precariedade dos controles internos, ausência de documentação comprobatória das despesas, falta de comprovação do envio do relatório de resultados à Petrobras e pagamentos a empresas de parentes de dirigentes e até mesmo de dirigentes da ONG.

A Petrobras sempre atendeu às recomendações da sua Auditoria Interna e da Controladoria Geral da União (CGU) com vistas ao aprimoramento do processo de seleção, contratação e fiscalização dos patrocínios. Os itens 23 a 26 da nota confirmam a adoção desses procedimentos recomendados pela CGU. Além disso, em seu item 18 a CGU comprova que os procedimentos da Petrobras estão de acordo com a legislação vigente. Ressalte-se que os apontamentos citados na pergunta se referem aos patrocinados, não à Petrobras. O desrespeito dos patrocinados aos contratos, conforme o caso, são objeto de devolução dos recursos, multa, ação judicial e podem ser impedidos de pleitear novos patrocínios.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes