Acordo Petrobras-PDVSA: respostas ao Jornal do Commercio PE

11 de setembro de 2009 / 00:03 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

renest1) O acordo com a PDVSA será formalizado realmente no próximo dia 28, como noticiaram jornais hoje, na Venezuela? Como será o evento?

A assinatura dos documentos está prevista para o dia 28 de setembro.

2) Quais foram os termos do acordo com a PDVSA – incluindo a demanda da venezuelana em atuar diretamente no mercado de distribuição brasileiro?

Todos os pontos em relação ao plano de investimentos, à compra de petróleo e distribuição foram acordados. A PDVSA aceitou a comercialização do petróleo que será processado na refinaria de Pernambuco pelo preço do mercado internacional.

3) A “fatura” de US$ 400 milhões será atualizada? Se refere a quais contratos, já que as obras já contratadas chegam a bilhões? Qual o prazo para integralização do capital pela estatal da Venezuela?

Até dezembro de 2008, o investimento que correspondia à parte da PDVSA nas obras era de cerca de 400 milhões de dólares. Uma consultoria, contratada em conjunto pelas duas empresas, está atualizando a parte que cabe à empresa venezuelana de janeiro até agosto de 2009. Esse valor, atualizado, vai ser somado aos 400 milhões de dólares. A previsão é que o montante seja pago após a assinatura do acordo.

4) No aspecto operacional, o que muda com o acordo? Os venezuelanos vão ocupar quais diretorias e gerências?

Ainda não há definição para essas questões.

5) As novas refinarias premium vão processar petróleo do pré-sal. A refinaria pernambucana também poderá ser adaptada para isso?

Não, a refinaria de Pernambuco irá processar petróleo pesado, com capacidade de processamento de 230 mil barris de petróleo por dia, dos quais 50% serão de origem brasileira e 50% de origem venezuelana.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes