Petrobras e o pré-sal da Bacia do Jequitinhonha

26 de setembro de 2009 / 16:52 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras opera na Bacia do Jequitinhonha (BA) desde o terceiro leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ocorrido em 2001. Atualmente, esta bacia está sendo operada a partir de cinco contratos de concessão com a ANP, quatro destes pela Petrobras. O quinto contrato é operado pela Queiroz Galvão, sem participação da Petrobras.

A estratigrafia desta bacia apresenta quantidades significativas de sal, não tanto quanto na Bacia de Santos, mas o bastante para atestar sua atratividade. Entretanto, o estágio exploratório é semelhante ao encontrado na Bacia de Santos no início do milênio, ou seja, ainda não foram efetivadas perfurações em águas profundas com objetivo de verificar o tipo dos depósitos e a comercialidade das ocorrências.

Baseado no esforço disponibilizado para melhora da resolução sísmica e dos compromissos assumidos com a Agência Nacional do Petróleo, é legítimo pensar que, em breve, uma das perfurações testará as camadas do “pré-sal”.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes