Áreas protegidas e emissões: cartas ao Globo e JB

12 de outubro de 2009 / 17:09 Esclarecimentos Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

petrobras_ambiental_01Carta enviada a O Globo – 12/10/09

A matéria “Governo cede áreas protegidas”, publicada em O Globo (12/10), afirma incorretamente que “a Reserva Extrativista (Resex) Marinha da Baía de Iguape vai perder 621 hectares para que a Petrobras mantenha um estaleiro que tinha metade do empreendimento irregularmente dentro da área”. A Companhia esclarece que está presente na área desde 1977, anteriormente à criação da reserva, em agosto de 2000.

Carta ao Jornal do Brasil – 12/10/09

Em relação à matéria “Vilãs brasileiras do aquecimento global”, publicada no Jornal do Brasil (12/10), a Petrobras esclarece que realiza o inventário de suas emissões desde 2002, à frente de grande parte das empresas que agora participam do Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trata-se de uma medida voluntária, assim como é voluntária a meta traçada pela Companhia de evitar para os anos de 2009 e 2103, a emissão de 2,3 e 4,5 milhões de toneladas de CO2 (e gases equivalente), respectivamente.

É importante destacar que as emissões da Petrobras devem ser comparadas com as de companhias do segmento de petróleo e não apenas com empresas de outros setores, como financeiro, comercial e de cosméticos. Mesmo entendendo que a natureza de sua atividade colocaria a Petrobras em uma posição acima das demais empresas no ranking de emissões, a Companhia decidiu participar do GHG Protocol, assim como também participa de importantes fóruns de discussão sobre o assunto, nas esferas nacional e internacional. A Petrobras tem uma visão clara sobre as implicações de sua atividade e mantém seu compromisso com a transparência, com a definição de metas e a realização de ações que evitarão emissões.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes