Dia Internacional da Animação: exibições em 400 cidades brasileiras

28 de outubro de 2009 / 10:17 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Em sua sexta edição no Brasil, o Dia Internacional da Animação terá recorde de participantes: 400 cidades em todos os estados brasileiros exibirão curtas nacionais e internacionais no maior evento simultâneo do gênero no mundo.


A mostra oficial acontecerá em todas as localidades participantes, nesta quarta-feira (28/10), às 19h30. Ao longo da semana de programação, serão realizadas oficinas, debates e mostras infantis. Promovido pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) em 30 países, o evento, no País, tem patrocínio da Petrobras, do Fundo Nacional de Cultura e da Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura.

A mostra recebeu, este ano, 126 inscrições de curtas-metragens em animação de vários estados do País. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro, que será exibido em todas as cidades participantes e nos países membros da Asifa, como Estados Unidos, França, Austrália, África do Sul e China.

Na mostra oficial, serão apresentados curtas estrangeiros, a partir das 19h30, como Animal instinct (Austrália) e Eye to eye (Estados Unidos). Logo após serão exibidos os curtas nacionais, como Dossiê Rê Bordosa (patrocinado pela Petrobras), de César Cabral, e Queda livre, de Marcelo Vidal e Renan de Moraes. A entrada é franca, com recomendação para maiores de 16 anos.

A Petrobras tem tradição em difundir projetos de animação. Desde 1997, patrocina o Anima Mundi, maior festival de cinema de animação das Américas.

Clique aqui para ver a programação e a listagem das cidades participantes.

Evolução do evento no Brasil

Na primeira edição, em 2004, o Dia Internacional da Animação foi realizado apenas em São Paulo; no segundo ano, em cinco capitais brasileiras; em 2006, em 19 cidades; em 2007, em 50 cidades, e, em 2008, o evento alcançou 150 cidades, contando com a participação de todos os 26 estados brasileiros e o distrito federal.

Sobre o Dia Internacional da Animação

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação. O dia 28 de outubro foi escolhido para comemorar o Dia Internacional da Animação, pois foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes