Brasileiros têm orgulho da Petrobras, diz pesquisa

29 de outubro de 2009 / 17:19 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A população brasileira tem muito respeito e orgulho pela Petrobras. Em sua primeira participação na pesquisa F/Radar, iniciativa da agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi e com enfoque principal em hábitos de uso da Internet, a Petrobras ficou no mesmo patamar que marcas internacionais como Apple, Coca-Cola e Google. Conclusão: passa a integrar o seleto grupo batizado pelo CEO mundial da Saatchi & Saatchi, Kevin Roberts de lovemarks – aquelas marcas que despertam não só o respeito, como o amor dos consumidores, segundo a metodologia.

Além de analisar a disseminação da Internet no País, a sexta edição da pesquisa F/Radar, realizada em agosto, investigou o quanto os brasileiros sentem orgulho e respeito pela Petrobras, em uma escala de 0 a 10. Nos dois quesitos considerados, em todas as faixas etárias, ambos os sexos, todas as classes socioeconômicas, níveis de escolaridade e regiões do País, as notas médias oscilaram entre 7,4 e 8,2. “Orgulho” (uma expressão de amor) teve média geral de 7,9, enquanto “Respeito” ficou com 8,2, sendo que, nos dois casos, três em cada dez respondentes atribuíram nota máxima à empresa.

Conheça a pesquisa F/Radar. Caso não consiga visualizar, clique aqui com o botão direito do mouse.

A F/Radar é realizada pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, por encomenda da F/Nazca, semestralmente, desde o início de 2007. No levantamento de agosto deste ano foram feitas 2.334 entrevistas em todo o País, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2000 e estimativas 2008 do IBGE.

Avaliações positivas são recorrentes
A Petrobras tem sido bem avaliada no Brasil e no exterior. Em 2009, conquistou o terceiro lugar no ranking das Dez Empresas mais Admiradas no Brasil, em premiação promovida pela revista Carta Capital, em outubro. Meses antes, recebeu o quarto lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo Reputation Institute, empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova York.

A Companhia também é bem cotada nos campi universitários. Em pesquisa realizada com mais de 30 mil estudantes e recém-formados de todo o país, pela Cia de Talentos e TNS, a Petrobras foi apontada como a Empresa dos Sonhos dos Jovens. Das oito edições realizadas até agora, esta é a quinta vez consecutiva que a Petrobras sai na frente.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes