Petrobras conclui contrato de US$ 10 bi com China Development Bank

4 de novembro de 2009 / 10:58 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras assinou ontem (03/11) com o China Development Bank Corporation (CDB) os contratos que concluem e operacionalizam o financiamento entre as duas instituições, no valor de US$ 10 bilhões e prazo de dez anos. Os contratos estavam sendo negociados desde maio de 2009, quando o financiamento foi acordado entra as partes e divulgado pela Companhia.

Os recursos serão utilizados para financiar o Plano de Negócios da Petrobras 2009-2013 e deverão ingressar no caixa da empresa em várias etapas, de acordo com os avisos de saques a serem emitidos pela Companhia nos próximos meses.

“Este financiamento tornou-se simbólico pelo valor financeiro envolvido e por representar uma nova fase de evolução das relações entre mercados de países em franco desenvolvimento”, afirmou o Diretor Financeiro, Almir Barbassa, que representou a Petrobras nas assinaturas.

Quando for realizado o primeiro saque do contrato com o CDB também entrará em vigor o acordo de longo prazo de exportação de petróleo entre a Petrobras e a Unipec Ásia, subsidiária da Sinopec, que prevê volumes de exportação de 150.000 barris de petróleo por dia para o primeiro ano e de 200.000 barris de petróleo por dia nos nove anos subseqüentes. Embora o início do contrato de exportação esteja condicionado ao inicio do financiamento, os contratos são independentes, não constituindo uma operação de securitização.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes