Publicidade informativa da Petrobras sobre o pré-sal

12 de novembro de 2009 / 22:38 Reportagens Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

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“O melhor material jornalístico sobre a questão do petróleo publicado recentemente não é produto de jornalismo, mas de publicidade. O informe publicitário postado na mais recente edição da revista Veja (e também em outras revistas), por iniciativa da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia, oferece aos leitores a mais ampla visão sobre a questão do pré-sal já apresentada ao público pela mídia desde que foi anunciada a descoberta das reservas”.

O trecho acima foi retirado do artigo “A publicidade informativa”, de Luciano Martins Costa, publicado no site do Observatório da Imprensa, e refere-se à publicação produzida pela equipe da Comunicação Institucional da Petrobras sobre o marco regulatório. O material de 14 páginas, definido pelo jornalista como “didático e informativo”, é dividido em três partes: a primeira explica os aspectos geopolíticos do petróleo, a segunda traz os “novos desafios e oportunidades para o Brasil e a Petrobras” e a terceira responde às 30 principais perguntas levantadas durante o debate sobre marco regulatório.

Para o autor do artigo, o fato de um material publicitário ser mais informativo do que o jornalístico é um sinal de alerta para a imprensa brasileira, que, muitas vezes com os debates “contaminados por certo viés político”, “anda claramente em débito com os leitores”, diz o autor.

O informe publicitário foi baseado nos folhetos “Pré-sal e marco regulatório de exploração e produção de petróleo e gás” e “Marco regulatório de exploração e produção de petróleo e gás – 30 perguntas e respostas”.

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