Quarto poço confirma potencial do pré-sal de Tupi

12 de novembro de 2009 / 23:16 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-


A Petrobras concluiu a perfuração do quarto poço na área do plano de avaliação de Tupi e o resultado reforçou as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal daquela área, localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.

O poço, denominado 3-BRSA-755A-RJS (3-RJS-662A), está localizado em profundidade de água de 2.115 metros, a cerca de 265 km da costa do Rio de Janeiro e 18 km a nordeste do poço descobridor 1-RJS-628 (1-BRSA-369), conhecido como Tupi.

Foi perfurada uma espessa seção (cerca de 250 metros) de reservatórios onde foi encontrado petróleo leve (cerca de 28º API), amostrado por testes em profundidades a partir de 4.900 metros. Está previsto para as próximas semanas o início dos testes de formação para avaliar a produtividade dos reservatórios.

O Consórcio, formado pela Petrobras (65% – Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e investimentos previstos no plano de avaliação aprovado pela ANP. O plano prevê, além do teste de formação a ser realizado no referido poço, a perfuração de outros poços na área.

Veja também a repercussão dessa nota nos jornais Folha de S.Paulo , Estadão e O Globo .

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes