BBC News: presente de Deus para o Brasil

14 de novembro de 2009 / 16:12 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A emissora de TV BBC visitou o navio-plataforma Cidade de São Vicente para conhecer o Teste de Longa Duração (TLD) da área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A reportagem, com o título “Presente de Deus ao Brasil”, lembra o grande desafio e oportunidade que a exploração do pré-sal apresenta. A matéria dá detalhes dos últimos acontecimentos em torno da exploração das reservas e fala sobre o novo marco regulatório do petróleo. Cita, ainda, que a Petrobras será a operadora na região.

Em entrevista à rede britânica,  o engenheiro de equipamentos da Petrobras Rivadavia Fretas afirma que, apesar dos desafios, está muito confiante e que a plataforma está obtendo melhores resultados a cada dia: “Estamos realizando o que chamamos de ‘teste extensivo’ – em outras palavras, estamos colhendo informações importantes; os dados que precisamos para desenvolvermos de maneira econômica a produção de óleo sobre essa imensa área localizada em águas ultra-profundas. A área do pré-sal, como a chamamos, é, absolutamente, a nova fronteira em termos de produção de petróleo para o país inteiro”.

Sobre os investidores estrangeiros, o gerente de Parcerias de Exploração e Produção do Pré-sal da Petrobras, José Alberto Bucheb, diz que “a taxa de sucesso associada aos volumes potenciais é muito atrativa para as empresas internacionais” e lembra que “todas as principais empresas internacionais trabalham nesse ambiente – em países nos quais acordos de partilha de produção são aprovados”. Bucheb completa: “Juntamente com a estabilidade política e econômica do Brasil, todas essas variáveis resultam em um ambiente muito atraente para os investidores”.

Clique aqui para ver a reportagem.  Leia aqui a versão traduzida

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes