Petrobras Biocombustível investe em biodiesel no Paraná

20 de novembro de 2009 / 09:45 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, esteve em Curitiba (PR) nesta quinta-feira (19/11) para anunciar os investimentos que serão realizados no Paraná na área do biodiesel, em continuidade ao desenvolvimento do Plano de Negócios da Companhia. Em seu primeiro empreendimento no Sul do País, a Petrobras Biocombustível ingressou no capital social da BSBIOS Marialva Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil, passando a deter 50% das ações da empresa. O investimento total das duas companhias será de R$ 100 milhões.

Em entrevista coletiva concedida no início desta tarde, Rossetto ressaltou a importância da parceria estabelecida no estado para o desenvolvimento das ações e metas do Plano de Negócios da Petrobras Biocombustível. “Nossa presença no Paraná é fundamental para a consolidação do nosso plano estratégico. Acabamos de ampliar a capacidade de produção em 90%  de nossas usinas no Nordeste e em Minas Gerais e agora estamos muito satisfeitos com essa parceria, sobretudo pelo Paraná ser um estado de destaque nas áreas de pesquisa e tecnologia, além de ser um grande produtor agrícola e o terceiro mercado de diesel no Brasil”.

O diretor superintendente da BSBIOS, Erasmo Battistella, e o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, também participaram da entrevista. Rossetto destacou ainda que a produção do biodiesel no estado deverá ser feita por meio de matéria-prima produzida por agricultores da região. “Vamos trabalhar para que toda matéria-prima utilizada na produção do biodiesel seja gerada no Paraná. Já temos o compromisso de que 30% da matéria-prima será proveniente da produção de cooperativas voltadas à agricultura familiar”.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, o empreendimento é um marco. “É um fato histórico para a agricultura do Paraná receber um empreendimento como o que está sendo proporcionado pela Petrobras Biocombustível em parceria com a BSBIOS”, afirmou o secretário.

O diretor superintendente da BSBIOS, Erasmo Battistella, lembrou “o potencial do Paraná para produzir o biodiesel consumido na região”. De acordo com Battistella, o objetivo das operações será tornar o estado autossuficiente na produção deste biocombustível.

A BSBIOS Marialva Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S.A. está localizada no município de Marialva (PR) e terá capacidade para produzir 120 milhões de litros de biodiesel por ano. De acordo com Rossetto, 120 empregos diretos devem ser gerados na usina, além de 300 empregos nesta fase final de construção. O início de operação comercial está previsto para o 2º trimestre de 2010.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes