Petrobras e BNDES: pilares do milagre econômico, segundo jornal alemão Der Spiegel

25 de novembro de 2009 / 23:11 Reportagens Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O jornal alemão Der Spiegel publicou matéria nesta terça-feira (24/11) sob o tílulo “‘Father of the Poor’ Has Triggered Economic Miracle”. O Brasil é visto como uma história de sucesso econômico e sua população reverencia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um astro. Ele tem a missão de transformar o país em uma das cinco maiores economias do mundo por meio de reformas, projetos gigantes de infraestrutura, explorando vastas reservas de petróleo.

Para o autor da matéria do Der Spiegel, o jornalista e correspondente para a América Latina Jens Glüsing, um dos pilares desse sucesso é o BNDES, que fornece assistência a fusões e aquisições corporativas, ajuda empresas em dificuldades e financia os investimentos estratégicos do governo. O segundo pilar do milagre econômico brasileiro fica do outro lado da rua, num “bloco de concreto, iluminado à noite com as cores verde e amarelo”: a Petrobras. A empresa planeja investir US$ 174 bilhões nos próximos quatro anos em plataformas de perfuração, navios e outros equipamentos para explorar as grandes reservas de petróleo para além da costa do Brasil.

Leia aqui a versão completa em português, da repercussão no portal UOL.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes