Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia

Será realizado nesta quinta-feira (26/11), em Brasília, a entrega do 13º Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009 , promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com o apoio da Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e da Eletrobrás, por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

O evento foi criado para incentivar ações de eficiência energética que contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Além disso, tem o intuito de reconhecer e premiar representantes de diversos segmentos da sociedade que se destacaram no desenvolvimento de projetos que visam ao uso racional e eficiente de energia no país.

A solenidade terá a participação de aproximadamente 500 convidados e contará com a presença do secretário-executivo do MME, Márcio Zirmmermann, representando o ministro Edison Lobão. Destaca-se ainda a presença do gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Ricardo Santos Azevedo, e de presidentes e diretores de empresas do setor energético; representantes de associações de fabricantes de equipamentos e varejistas; além de agências reguladoras, federações, confederações e associações de classes empresariais e demais profissionais da área de energia.

A programação é coordenada pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e pela Eletrobrás, por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A premiação está dividida em seis categorias: Edificações; Empresas do Setor Energético; Imprensa; Indústrias; Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME); e Órgãos e Empresas da Administração Pública.

Os critérios de avaliação para a escolha dos projetos premiados foram: o potencial de replicação das medidas implementadas, a redução do consumo de insumos energéticos utilizados nos processos, a redução da demanda de energia, os benefícios ambientais, a disseminação interna dos conceitos implementados e a conscientização da comunidade.

O Prêmio

O Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia, implementada pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Distribuído desde 1993, o Prêmio é um reconhecimento a estudantes, profissionais, instituições e empresas que se empenharam na redução do desperdício de energia.

Conpet

O Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), instituído por decreto presidencial em 1991, é um programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia e implementado pela Petrobras. O Conpet tem como objetivos promover o uso racional e eficiente de combustíveis e incentivar o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício em diversos setores, com ênfase no transporte, comércio, indústrias, residências e escolas.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes