Conheça o Programa de Agricultura Familiar em Faixas de Dutos

29 de novembro de 2009 / 20:23 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O Programa de Agricultura Familiar em Faixas de Dutos (PAF-Dutos) permite que 48 famílias plantem hortaliças orgânicas sobre as faixas de dutos operados pela Petrobras Transporte S.A (Transpetro) nos bairros de Geneciano Luz, Figueira e Gerard Danon, em Nova Iguaçu (RJ), e na comunidade Amapá, no município de Duque de Caxias.

Os produtos das hortas comunitárias servem para o consumo das famílias envolvidas e para comercialização. Parte da produção complementa a merenda escolar de alunos da região e outra é vendida em feiras, como a realizada semanalmente na sede da Transpetro.

A relação da Petrobras e da Transpetro com as famílias de agricultores se dá através de duas cooperativas por eles organizadas. A cooperativa Univerde vem experimentando o processo de autogestão, numa perspectiva de participação e troca de experiências. Ela conta com 25 famílias (cerca de 100 pessoas) cooperadas que fazem parte do PAF Dutos e ocupam, com produção agroecológica,  24.000 m2 de faixas de dutos.  A certificação orgânica dos vegetais é feita pela ABIO (Associação de Produtores Orgânicos do Estado do Rio de Janeiro).

Outras 23 famílias de agricultores da comunidade Amapá, no município de Duque de Caxias, estão iniciando a formalização da sua cooperativa para a gestão das hortas. Essa nova cooperativa irá ocupar 22.080 m2 das faixas com produção agroecológica certificada, e deverá compartilhar com a Univerde a estrutura implantada pelo programa PAF Dutos, como implementos, veículo e unidade de processamento e beneficiamento dos alimentos para comercialização.

O Programa já recebeu dois prêmios: o International Environmental & Social Responsibility, da International Pipeline Conference & Exhibition – 2006, Canadá e o Top Social 2006, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes