Diretor Estrella debate pré-sal e visita local do futuro Inpetro em Santa Catarina

30 de novembro de 2009 / 22:54 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, participou nesta segunda-feira (30/11), em Itajaí (SC), de encerramento do ciclo de debates “O pré-sal e Santa Catarina”. Na ocasião, Estrella abordou as perspectivas do petróleo como matriz energética, o novo marco regulatório e as oportunidades de desenvolvimento econômico e social para o País com as descobertas do pré-sal.

Durante sua apresentação, Estrella destacou a importância de uma ampla discussão sobre o pré-sal por toda a sociedade brasileira. Ao tratar do novo marco regulatório, Estrella defendeu o modelo de partilha de produção. “a mudança do atual regime de concessão para partilha de produção é um fenômeno mundial, que ocorre sempre que a produção aumenta significativamente e os riscos de exploração são considerados mínimos, como é o caso do pré-sal”, disse.

Confira aqui a repercussão do assunto no blog Conversa Afiada e no jornal Valor Econômico 

Estrella lembrou que dos US$ 174 bilhões de investimentos previstos até 2013, US$ 104 bilhões serão destinados para o segmento de Exploração e Produção. Com relação à exploração de petróleo na costa catarinense, Estrella afirmou que os campos de Tiro e Sídon, localizados ao sul da Bacia de Santos, possuem acumulações de óleo leve e são muito interessantes do ponto de vista geológico. Os campos já estão aptos para a instalação de unidades de produção e aguardam as devidas licenças para entrarem em operação.

O diretor ressaltou ainda que o estado de Santa Catarina é um grande pólo de negócios e que é necessário que a indústria local esteja preparada para participar ativamente da cadeia de fornecedores da indústria petrolifera, além de disponibilizar mão-de-obra qualificada para as inúmeras oportunidades que o pré-sal trará para o país.

Além do diretor da Petrobras, também participaram do seminário “O pré-sal e Santa Catarina” a senadora Ideli Salvatti, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, empresários e demais autoridades da região.

Visita ao Instituto do Petróleo, Gás e Energia (Inpetro)

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, participou na tarde desta segunda-feira (30/11), de uma visita técnica ao local onde será instalado o Instituto do Petróleo, Gás e Energia (Inpetro), no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC). O projeto contempla uma unidade avançada multidisciplinar com ênfase em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, prestação de serviços especializados e formação de recursos humanos.

O Inpetro é uma parceria da Companhia com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que abrigará em uma área de nove mil metros quadrados modernos laboratórios subdividos em leves e pesados, de acordo com possibilidade de movimentação de equipamentos de grande porte. Segundo Estrella, o projeto é muito importante já que se baseia no conceito da sustentabilidade.

O diretor reforçou a importância de apronfundar parcerias para o desenvolvimento tecnológico, principalmente após as descobertas na fronteira exploratória do pré-sal “ Nesse ambiente de desafios, precisamos do conhecimento genuinamente brasileiro e as alianças com as universidades são fundamentais para a Companhia.”, disse.

A construção do Inpetro deve iniciar em janeiro em 2010 com duração de nove meses. Além de se consolidar como centro de excelência na área de petróleo e gás, o Instituto também propiciará em seu entorno oportunidades para que empresas de base tecnológica sejam criadas para explorar as aplicações das tecnologias desenvolvidas.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes