Blog da Petrobras é tema de estudos acadêmicos

3 de dezembro de 2009 / 16:22 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O blog Fatos e Dados inaugura uma nova seção, que reunirá trabalhos acadêmicos sobre o blog. A partir de agora os leitores terão acesso a textos que foram apresentados em congressos, seminários e demais fóruns de comunicação.

Desenvolvido por profissionais de comunicação da empresa, em uma plataforma gratuita de publicação online, o Fatos e Dados foi criado com o objetivo de ser um canal de comunicação rápida e direta com o público, dedicado a apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, antecipar o posicionamento da Companhia sobre as questões relativas à CPI e  esclarecimentos solicitados pela imprensa. Dessa forma, reafirma o compromisso com a informação e com a transparência, um dos valores da organização.

O blog também inovou ao publicar as perguntas enviadas pelos jornalistas e as respostas encaminhadas aos jornais, postar análises sobre o que foi publicado a respeito da empresa e esclarecer eventuais erros ou distorções encontrados nas matérias, respeitando todas as opiniões.

Essa iniciativa contribuiu para a construção de novas pontes de comunicação com os públicos em uma era de circulação de informação digital em tempo real. A chamada blogosfera permite relação direta entre a fonte divulgadora de informação e leitores, sem a necessidade de filtros. O receptor decide sobre o que lhe interessa de fato, na medida em que tem acesso à íntegra das perguntas e respostas.

A Petrobras defende a livre e ampla circulação de idéias, informações e conhecimento.  A polêmica inicial que o blog gerou contribuiu para o avanço democrático ao possibilitar um diálogo mais profundo nessa complexa teia, composta por intermediários pulverizados e integrados em redes múltiplas.

Por isso, o blog Fatos e Dados foi tema de estudos em vários encontros. Para estimular ainda mais o debate, você, nosso leitor, confere aqui esses trabalhos. Para ler, basta clicar em “Trabalhos acadêmicos” na seção “Links relacionados”, à direita. Quem tiver estudos para compartilhar, por favor, encaminhe ao e-mail fatosedadospetrobras@gmail.com.

Boa leitura!

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes