Aquisição de equipamentos: respostas ao Estadão

4 de dezembro de 2009 / 13:55 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Pergunta: Estou fazendo uma matéria sobre a nova barreira técnica da Petrobras, que vai favorecer fornecedores nacionais de máquinas e equipamentos e deixar mais complicado a entrada de equipamentos indianos e chineses. A nova norma técnica, chamada Projeto NBR 15827 vai começar com válvulas, mas a ideia é expandir para outros produtos omo motores ou bombas.

Com essa nova norma, os fornecedores de válvulas da Petrobras vão ter que buscar uma certificação do Inmetro. Dessa maneira, se tiver pelo menos três empresas com certificação na licitação, não entram empresas sem selo. Caso contrário, ainda vai entrar.

Podem tentar obter o selo fornecedores nacionais e estrangeiros, mas, enquanto fornecedores de alto nível como alemães e americanos vão cumprir as regras com facilidade, vai ficar mais difícil para chineses e indianos. Gostaria de saber se vocês querem comentar.

Resposta: A Petrobras passará a adotar, ao longo de 2010, como exigência cadastral para fornecimento de determinadas válvulas para equipamentos críticos, o cumprimento da norma NBR 15827, da ABNT. Para participar de licitações para fornecimento deste tipo de material, as empresas deverão ter seu equipamento certificado por organismos certificadores acreditados pelo Inmetro. A medida visa à garantia de qualidade dos equipamentos críticos. Empresas de qualquer nacionalidade poderão participar do processo de certificação e, caso a obtenham, poderão participar das licitações para fornecimento deste tipo de válvulas para a Petrobras”.

Leia a matéria publicada sobre o assunto: “Petrobrás cria norma que dificulta compra de máquinas importadas ”.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes