Gabrielli participa de coletiva em Lima, no Peru

10 de dezembro de 2009 / 20:06 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

 

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou de entrevista coletiva nesta quinta-feira (10/12), no escritório da Companhia no Peru. Gabrielli integra comitiva de empresários brasileiros que chega naquele país com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para reforçar a parceria estratégica entre o Peru e o Brasil. A visita do presidente Lula está prevista para esta sexta-feira (11/12).

Gabrielli fez uma retrospectiva dos investimentos da Petrobras no Peru e anunciou as perspectivas da área internacional para os próximos anos. Entre 2004 e 2008, a empresa investiu cerca de US$ 400 milhões naquele país. Entre 2009 e 2013, a área Internacional planeja investir US$ 15,9 bilhões no exterior. De acordo com o plano de negócios em vigor, o Peru está entre os países que receberá investimentos mais significativos.

Desde o ano de 2003, a Petrobras fez importantes investimentos no setor de petróleo no Peru. As atividades de exploração realizadas pela Petrobras no país estão concentradas no lote X, campo localizado no distrito de El Alto, bacia de Talara, cuja produção chega aos 16 mil barris diários.

Esta é a segunda visita que Gabrielli realiza ao país. A primeira foi em 2006 com objetivo de firmar um convênio com as estatais Petroperú e Perupetro, com o propósito de avaliar alternativas de negócios.

Além do presidente da Petrobras, estiveram presentes o Diretor da área Internacional, Jorge Luiz Zelada, o gerente executivo da área Internacional da América Latina, José Carlos Vilar Amigo, e o gerente geral da Petrobras Peru, Pedro Grijalba.

Sobre a Petrobras Peru

A Petrobras iniciou suas operações no país em 1996 e, desde então, fez importantes investimentos na indústria petroleira. Atualmente, sua capacidade de produção no Lote X, localizado na Bacia de Talara (região noroeste do Peru), chega a 16 mil barris por dia. Além disso, a Petrobras participa de atividades de exploração em quatro diferentes bacias: Marañon, Huallaga, Madre de Dios e Ucayali, localizadas em regiões que vão de norte a sul do país.

A Companhia finalizou em novembro a perfuração do primeiro poço (Urubama 1X) do Lote 58, localizado na província de Cusco e operado pela Petrobras, que detém 100% da concessão. A profundidade final alcançada foi de quatro mil metros. As amostras obtidas estão em fase de análise para que possa ser confirmada a comercialização do poço e calculada uma estimativa de volume de gás natural. A expectativa é que as análises sejam concluídas nas próximas semanas e que a conclusão aponte para a comercialização do Lote. O programa de exploração do Lote 58 também considera a perfuração de um segundo poço (Picha 1X), programado para ocorrer ao longo de 2010 e que deve alcançar objetivos mais profundos.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes