Presidente da República inaugura projeto patrocinado pela Petrobras

24 de dezembro de 2009 / 11:33 Meio Ambiente e Sociedade Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Nesta terça-feira (22/12), foi inaugurado o Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Manguinhos, na zona norte do Rio, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto, patrocinado pela Petrobras e desenvolvido pela Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizará atividades educativas, esportivas e culturais para 540 jovens da região.

O CRJ funciona dentro das instalações que integram o Centro Cívico do Complexo de Manguinhos, construído no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além do CRJ, foram construídos no local os centros de geração de renda, de apoio jurídico, uma biblioteca, a casa da mulher e 416 apartamentos.

O presidente destacou a importância desse tipo de projeto para reduzir a violência: “Aqui era um lugar abandonado e de muita violência. Agora nós temos um centro cultural extraordinário, com lugar para música e esporte. Isso aqui vai ser a cara da Copa do Mundo de 2014”. O gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luís Fernando Nery, representou a Companhia no evento.

O CRJ de Manguinhos é o primeiro dos oito núcleos que promoverão, para jovens entre 15 e 29 anos, oficinas educativas, esportivas, artísticas, de qualificação profissional e de fomento ao empreendedorismo social, módulos e workshops voltados para economia solidária, comércio e trabalho, consumo consciente e sustentabilidade ambiental, além de incubadora de empreendimentos juvenis. No total, 6.900 jovens dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias serão contemplados. Além de Manguinhos, os outros Centros de Referência funcionarão no Chapéu Mangueira e Babilônia, Paciência e Santa Cruz, Cidade de Deus, Jacarezinho, Estácio, Cantagalo e Pavão Pavãozinho e no município de Duque de Caxias.

Alinhado às políticas públicas para a juventude, o projeto Centros de Referência da Juventude é uma ação vinculada à política de Responsabilidade Social da Petrobras, que por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania prioriza a garantia de direitos da criança e do adolescente e a educação para a qualificação profissional e a geração de trabalho e renda. Foram investidos em todos os 8 núcleos do projeto R$ 2,5 milhões.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes