Música clássica ao alcance de todos

2 de janeiro de 2010 / 11:58 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Um Caminhão Teatro e um pianista que levam a música clássica para todo o país com apresentações gratuitas em praças públicas. Este é o projeto “Um Piano pela Estrada”, criado em 2002 pelo mais famoso pianista brasileiro, Arthur Moreira Lima, e que conta com patrocínio da Petrobras desde 2007. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social e musical, apresentando concertos nacionais e internacionais a uma população que dificilmente teria acesso a esse tipo de espetáculo. 

No Caminhão Teatro, um Scania que se transforma em palco em apenas uma hora, o pianista interpreta obras de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Pixinguinha, Villa-lobos, Ernesto Nazare, Luiz Gonzaga, Astor Piazzolla, entre outros compositores da musica clássica e popular. Acostumado a tocar nas principais salas de concertos do mundo, Moreira Lima se apresenta no palco do caminhão com 45 metros quadrados de área de cena, de onde interage com a platéia, falando sobre os autores, suas inspirações e obras. 

O projeto já percorreu mais de 100 mil quilômetros e passou por quase todos os estados brasileiros. As apresentações já foram assistidas por mais de meio milhão de pessoas. Todo o aparato de transporte e montagem do espetáculo é gerenciado por uma equipe de profissionais, que inclui, além do pianista, produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, além de quatro motoristas.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes