Conheça a coleção literária "Tramas Urbanas"

10 de janeiro de 2010 / 12:28 Meio Ambiente e Sociedade Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A coleção Tramas Urbanas busca dar visibilidade e refletir sobre fenômenos culturais e estéticos nas periferias das grandes cidades brasileiras. Patrocinada pela Petrobras, a coleção pretende dar voz a essa espécie de intelectuais orgânicos, que começam a surgir desses contextos e que vem produzindo um conhecimento autônomo, adquirindo relevância em torno de questões culturais, sociais e políticas emergentes.

A ideia da Tramas Urbanas é dar voz a pessoas que vivam ou que sejam identificadas com a periferia – e, com isso, abrir o foco dos lugares comuns criados pela produção intelectual tradicional. “Esta nova produção é importantíssima porque chega com muita garra, é pró-ativa, não se faz de vítima, não choraminga, e não depende do Estado. Cria imagens, sons e linguagens próprias e tem um poder de mobilização surpreendente”, diz a escritora, editora e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda, idealizadora da coleção.

Clique aqui para visualizar*, na íntegra, o livro Cidade Ocupada, de Ericson Pires, um dos dez títulos da coleção. A obra fala sobre a estética das artes urbanas e aborda temas como grupos coletivos, cultura livre e autoria compartilhada. O universo contado é o da arte em paredes, ruas, lugares públicos e objetos.

*Caso não consiga, clique com o botão direito do mouse e abra uma nova janela.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes