Início das obras na refinaria do Maranhão

15 de janeiro de 2010 / 19:56 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras iniciou nesta sexta-feira (15/01) as obras da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira, no Maranhão. Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a importância do investimento em refinarias para o Nordeste. “Daqui a alguns anos , quando formos olhar o mapa do Brasil, não mais apontaremos o Norte e o Nordeste como a parte pobre do Brasil, pois estamos construindo refinarias nos Estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte e investindo um total de 45 bilhões de dólares (o equivalente a R$ 90 bilhões de reais) nessas obras”. 

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, destacou a importância de parcerias com o poder público. “Será um imenso desafio para a Petrobras construir essa refinaria e, em parceria com os Governos Municipais, Estadual e Federal, criar a infra-estrutura necessária para garantir qualidade de vida às comunidades e municípios do entorno, assim como à cidade de Bacabeira”, afirmou. 

Com capacidade para processar 600 mil barris por dia, a Premium I refinará o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. A Refinaria entrará em operação em duas fases – a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015.

 O projeto visa a aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.

O empreendimento deve gerar, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda, em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, 26 mil pessoas estarão diretamente envolvidas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.

13 respostas para “Início das obras na refinaria do Maranhão”

  1. Denilson disse:

    Gostaria de saber se tem data certa pra inicio das obras da refinaria do Maranhão…

    • Fatos e Dados disse:

      Boa tarde, Denilson.
      O projeto da Refinaria Premium I está sendo revisado, incorporando simplificações, sem alterar sua capacidade de 300 mil barris por dia. O início dos processos licitatórios, visando à contratação dos serviços para a construção do empreendimento, está prevista para ocorrer a partir de março do ano que vem.
      Cordilamente,
      a equipe

  2. Erivelton souza brito disse:

    Bom dia ;sou op.de escavadeira hidraulica ,residindo em Palmas (to) trabalhei um ano e dois meses na mineraçao da vale em Parauapebas (pa). contrata-se op.DE Escavadeira ?tenho como mandar o meu curriculo?.gaostaria muito de trabalhar em uma obra da Petrobras! ,obrigado.

    • Fatos e Dados disse:

      Prezado Erivelton,
      Informamos que a admissão na Petrobras se dá somente por meio de processo seletivo público, conforme determina a legislação. Sobre oportunidades nas empresas que prestam serviços para a Petrobras, esclarecemos que devem ser procuradas essas empresas.
      Cordialmente,
      a equipe

  3. eridan aislan disse:

    gostaria de saber quando a petrobras ira diretamente ou indiretamente contratar os alunos q cursaram o curso de pintor industrial pelo senai do maranhao pela prominp,porque no termino do curso eles diseram q era pra nos aguadarmos q a prominp junto a petrobras tinha como nos dar um retorno e ate agora nada diseram tambem q os alunos q cursaram o curso pelo senai tinha o curriculo q iriao enviar para as empresas q a petrobras fazia parte e nao houve retorno.(espero resposta)

    • Fatos e Dados disse:

      Prezado Eridan,

      Os cursos oferecidos pelo Prominp têm por objetivo incrementar sua qualificação profissional, ou seja, agregar a sua formação anterior o conhecimento necessário para oferecer uma atividade profissional nas empresas do setor de petróleo e gás. Por isso, são considerados um diferencial no mercado de trabalho.

      Recentemente, o Prominp iniciou um trabalho de sensibilização para incentivar as empresas a admitir seus alunos e ex-alunos, mesmo sem experiência profissional. O trabalho ainda é iniciante, mas esperamos por resultados positivos.

      Já quanto às exigências das empresas para a contratação, ressaltamos que a gestão para contratar recursos humanos vai de acordo com a política de cada empresa. Elas possuem autonomia para definir os critérios técnicos para os cargos que deseja preencher, independente da atuação do Prominp.

      Deixamos claro que em nenhum momento foi prometido emprego ao término do curso, principalmente na Petrobras.

      Pensando ainda em contribuir para aumentar sua empregabilidade, sugerimos que atualize seus dados no banco de currículos disponível no site do Prominp. Esta é uma ferramenta gratuita que tem sido utilizada por muitas empresas na busca por profissionais. Estar com seus dados atualizados nesta área é fundamental para o sucesso da iniciativa.

      Atenciosamente,

      equipe Prominp

  4. nilton disse:

    Sou inspetor civil e gostaria muito de saber os endereços das empresas prestadoras de serviços
    que trabalhão pra a Petrobras para que eu possa mandar meu curriculum desde jà muito obrigado

    • Fatos e Dados disse:

      Prezado Nilton,

      sua pergunta foge da área de competência do blog. Para esclarecer suas dúvidas, entre em contato com o Fale Conosco, do site da Petrobras, ou com o SAC (0800 78 9001) da Companhia.

      Atenciosamente,
      a equipe

  5. Gustavo disse:

    Podiam ter escolhido foto melhor. Acho que as pessoas estão cansadas dessas poses eleitoreiras.

  6. GRANDES LÍDERES FAZENDO ACONTECER
    UMA NOVA ERA NA HISTÓRIA DO BRASIL E DA REGIÃO NORDESTE.
    REFINARIAS PREMIUM 1 E 2. UM PRÊMIO PARA O NOBRE POVO NORDESTINO.

  7. Luiz disse:

    Estou aqui em Pernambuco dentro da Refinaria, quanto ao prazo das obras…..
    Confiram pessoalmente.

  8. Lamartine Araújo disse:

    Seria de fundamental importância para o nordeste se essas Refinarías fossem realmente implantadas. Estamos num ano politico e na minha otica isso não deixa de ser obra meramente política.
    Vejam a refinaria de Pernambuco obras paralizadas, e sem prazo para sua conclusão.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes