13ª Mostra de Cinema de Tiradentes: exibições gratuitas

18 de janeiro de 2010 / 10:03 Meio Ambiente e Sociedade Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Os paradoxos e a diversidade da recente produção audiovisual brasileira estarão em evidência na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 22 a 30 de janeiro, na cidade histórica mineira de Tiradentes. Patrocinada desde 2002 pela Petrobras, a mostra atrai, a cada edição, mais de 30 mil pessoas, que participam da programação cultural intensa oferecida gratuitamente ao público.

Ao longo de seus nove dias de programação, serão exibidos filmes de cineastas veteranos e jovens realizadores, incluindo títulos selecionados para grandes festivais internacionais como Berlim, Veneza, Rotterdam, Locarno e Toronto.

Ao todo, serão exibidos 128 filmes, entre 29 longas e 99 curtas-metragens. Serão realizados 13 encontros entre críticos, diretores e o público, e três debates que abordarão a temática desta edição da mostra “Paradoxos do Contemporâneo” e a cinematografia do diretor homenageado, Karim Aïnouz. Veja a programação completa no site da Mostra de Cinema de Tiradentes.

A Mostra de Cinema de Tiradentes é uma das mais importantes do país, já que estimula a reflexão, promove diálogos e apresenta a diversidade da produção audiovisual nacional contemporânea.

A Mostra de Tiradentes é distribuída em segmentos específicos: a mostra competitiva Aurora (exclusiva para novos realizadores e diretores em seus primeiros filmes) e as seções Olhares e Vertentes. Os longas e curtas a serem exibidos constituem um painel diversificado da atual produção brasileira.

A Mostra reserva ainda espaço para a crítica cinematográfica. Na série de debates Encontro com a Crítica, com o diretor e o público, cineastas, pensadores, críticos e a plateia têm a oportunidade de refletir e discutir o fazer cinematográfico no dia seguinte às exibições de filmes.

O júri da crítica e o júri jovem, resultado da oficina promovida durante a 3ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, terão o desafio de estabelecer novos paradigmas para avaliar a produção dos diretores da seção Aurora – programação dedicada aos realizadores em início de carreira de longa-metragem.

Ações promocionais

A Petrobras realizará ações promocionais durante a Mostra de Tiradentes. A Companhia instalará um estande no Largo das Fôrras, onde o público terá à disposição três opções de entretenimento.

Na ação “Bandeira Viva”, as pessoas poderão tornar-se parte de uma grande bandeira do Brasil e contar seus desafios para o futuro. O participante terá sua imagem captada e, em seguida, verá sua foto formando a bandeira nas telas de cinema do evento.

No jogo “Desafio do Pré-sal”, o público terá sua força testada ao bater com um martelo numa base que reproduz as várias camadas de sub-solo até chegar ao pré-sal. Se o medidor luminoso atingir o pré-sal, o participante ganhará um prêmio.

Outra atração que promete animar o público do festival é o simulador de motocross, inspirado na Equipe Petrobras Lubrax, que no momento disputa o rali Dakar, competição off-road mais difícil do planeta.

Petrobras e o cinema

Maior patrocinadora da cultura brasileira e maior incentivadora do cinema nacional, a Petrobras foi uma das principais responsáveis pela retomada do cinema nacional na década de 90. Hoje, com o Programa Petrobras Cultural, são lançados anualmente editais para produção de curtas e longas-metragens e para difusão de longas. A seleção dos filmes é feita por uma comissão externa à empresa com profissionais ligados à área. A empresa patrocina festivais em todas as regiões do país, contribuindo para a formação de novas platéias, além de estimular a reflexão acerca do cinema nacional.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes