Petrobras assina contrato para compra de Biogás Purificado

18 de janeiro de 2010 / 19:41 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras assinou nesta segunda-feira (18/1), com a empresa Gás Verde S.A, contrato para a compra do Biogás Purificado, produzido na Usina de Biogás do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O produto, na vazão aproximada de 200 mil m³/dia, será utilizado como insumo energético pela Refinaria Duque de Caxias (Reduc), substituindo o gás natural, que passará a ser comercializado pela Companhia no mercado não-térmico.

Além de proporcionar uma oportunidade econômica de diversificação do suprimento de gás para a Refinaria, a iniciativa permitirá à Companhia desenvolver o conhecimento específico da queima de biogás purificado.

Do ponto de vista socioambiental, a compra do biogás purificado contribuirá para viabilizar o projeto de recuperação do Aterro Sanitário Metropolitano Jardim Gramacho, um dos maiores projetos mundiais inseridos no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Organização das Nações Unidas (ONU).

As metas deste projeto apoiado pela Petrobras são:

- reduzir as emissões atmosféricas de gases causadores de efeito estufa (GEE);

- tratar 2 milhões de litros/dia de chorume, substância tóxica proveniente do processo de decomposição de matéria orgânica;

- recuperar a cobertura vegetal da área do aterro, estimada em 3 milhões m²;

- contribuir para a recuperação dos manguezais adjacentes ao perímetro do aterro, com cerca de 4 km lineares; e

- implantar um plano de ação social, visando à melhoria da qualidade de vida dos atuais catadores de lixo. Para isso, será utilizado um fundo social, financiado com recursos oriundos do projeto e de outros patrocinadores.

A participação da Petrobras nesse projeto reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. Ao optar pela utilização de um combustível limpo em seu processo produtivo, a Petrobras vincula seus bons resultados à responsabilidade socioambiental.

O assunto recebeu atenção nas páginas:

O Estado de S.Paulo -  “Petrobras fecha com Gás Verde para compra de biogás”. 

O Globo – “Petrobras asssina contrato para compra do gás verde”. 

EPTV – “Petrobrás anuncia a compra de Biogás Purificado”. 

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes