Petrobras fornece diesel S-50 para frotas de ônibus

25 de janeiro de 2010 / 21:02 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Desde 1º de janeiro deste ano, a Petrobras disponibiliza o diesel S-50 — com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre — para as frotas cativas de ônibus urbanos de Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e região metropolitana da cidade de São Paulo, reduzindo a emissão de material particulado para o meio ambiente. A distribuição atende ao cronograma estabelecido pelo acordo firmado entre Petrobras, Anfavea, Cetesb, Ibama, MMA, ANP, Instituto do Meio Ambiente junto ao Ministério Público Federal, definido sob orientação do Ministério do Meio Ambiente.

Em janeiro de 2009, a Petrobras deu início ao fornecimento desse combustível para as frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em maio de 2009, as regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA) iniciaram a comercialização do diesel S-50 para todos os veículos a diesel. Já os ônibus urbanos de Curitiba são abastecidos pelo novo combustível desde agosto de 2009.

As próximas etapas previstas são:

• Janeiro de 2011 – Substituição de todo o diesel S-500 por S-50 para as frotas de ônibus das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e do Estado do Rio de Janeiro.

• Janeiro de 2013 – Disponibilização de um novo óleo diesel comercial, com 10 ppm de enxofre, a partir de janeiro de 2013, para os veículos novos.

Conforme estabelecido no acordo anteriormente citado, estão sendo desenvolvidas, desde janeiro de 2009, através do Programa Nacional da Racionalização do uso de Petróleo – Conpet, atividades em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em Curitiba e Porto Alegre, elas começaram a partir deste mês. Em Belo Horizonte, Salvador e Vitória, essas atividades iniciarão a partir de janeiro de 2011. De 2000 a 2008, foram investidos US$ 2,9 bilhões em unidades de hidrotratamento, tecnologia necessária para que as refinarias produzam o diesel S-50. Até 2013, a Petrobras terá investido mais seis bilhões de dólares em novas unidades para a produção do diesel S-50 e do S-10.

O tema foi destaque no site Canal Rural: “Petrobras amplia fornecimento de diesel menos poluente” 

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes