Petrobras assina contrato de exploração no Uruguai

10 de fevereiro de 2010 / 11:36 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras, em sociedade com a YPF e a Galp Energia, assinou na terça-feira (9/2) com a Ancap, estatal petrolífera do Uruguai, em Montevidéu, contrato para a exploração e produção de petróleo e gás natural na plataforma continental uruguaia.  A forma de contrato assinada é a partilha de produção, modalidade que implica na participação do governo uruguaio na produção. 

A assinatura do documento conclui o processo de licitação dos blocos de exploração da Ronda Uruguai 2009 das Bacias de Pelotas e Punta del Este, promovida em julho do ano passado pelo governo uruguaio e na qual a sociedade apresentou a melhor proposta para os Blocos 3 e 4, localizados na região sul-sudoeste da bacia de Punta del Este.

O Bloco 3 está localizado a 300 km da costa, a uma profundidade entre 200 e 1.500 metros e o Bloco 4 situa-se a 150 km a uma profundidade entre 100 e 200 metros. A Petrobras será a operadora do Bloco 4 (40%),  tendo a YPF igual participação e a Galp Energia, 20%.  No Bloco 3, a Petrobras possui 40% de participação, a YPF será a operadora da área (40%), tendo a Galp Energia 20% dos direitos. 

A Companhia terá um período de quatros anos para estudar os dados sísmicos e decidir se realizará atividades de perfuração. Os compromissos assumidos pela Petrobras na licitação foram a aquisição de sísmica 2D e a conclusão do reprocessamento de dados já existentes. 

A Petrobras é reconhecida mundialmente como uma das líderes mundiais na exploração e produção de petróleo em águas profundas. Para a Companhia, a atuação no Uruguai é importante para a integração energética do Cone Sul.

Vários meios de comunicação trataram do assunto:

Jornal do Commercio: “Petrobras se une a YPF e Galp para explorar petróleo no Uruguai” 
O Globo: “Petrobras anuncia parceria de exploração no Uruguai” 
Energia Hoje: “Petrobras assina contrato no Uruguai”

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes