Trios elétricos a B-20 no carnaval da Bahia

13 de fevereiro de 2010 / 09:31 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O Carnaval baiano, maior festa de rua do mundo, segundo o Guiness Book, estará mais uma vez sintonizado no ritmo da defesa ambiental do planeta em 2010. Cerca de 150 veículos, entre trios elétricos e carros de apoio, serão movidos a Biodiesel B-20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum), o que deve reduzir a emissão de C02 em mais de 30 toneladas durante os seis dias de festa. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, durante os seis dias de folia, com o combustível tradicional, seriam emitidas 155 toneladas de CO2. Com a utilização do B20, as emissões caem para 124 toneladas de CO2. 

Técnicos estimam que um trio de grande porte consome 150 litros de combustível por dia, incluindo aí o consumo de um gerador elétrico potente. Já um carro de apoio de grande porte consome 100 litros/dia, também considerando o consumo de um gerador para esse carro. “A utilização do B-20 possibilita uma redução de emissão de 31 toneladas de CO2. Como haverá ainda a emissão de 124 toneladas de CO2, serão plantadas 20 mil 660 árvores nativas para neutralização dessa emissão, garantindo assim que o Carnaval seja ambientalmente sustentável. Essas árvores serão plantadas na Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães, no Sul do estado”, explica Darcles Andrade, gerente regional de Comunicação da Petrobras no Nordeste. 

Em 2008, a Petrobras realizou ação semelhante no Carnaval baiano utilizando o B-5 (5% de biodiesel acrescentados ao diesel). Na ocasião, oito toneladas de carbono deixaram de ser emitidas durante o período. Andrade informa ainda que a logística de distribuição do combustível para os trios foi organizada pela Petrobras Distribuidora em comum acordo com as entidades carnavalescas. Com isso, os trios e carros de apoio serão abastecidos nos postos J.A. Sobral, na avenida Bonocô; no posto Petroalcool, próximo à Ceasa do Centro Industrial de Aratu (CIA), ou no posto Oxalá (E.S.R), no início da avenida Vasco da Gama. A Petrobras Distribuidora vai disponibilizar 80 mil litros de B-20 durante os seis dias de festa. 

Ganho ambiental 

A adição do biodiesel ao diesel, derivado do petróleo, é obrigatória desde a promulgação da Lei 11.097, de 2005. Energia renovável, o biodiesel no Brasil vem sendo produzido a partir de uma enorme variedade de oleaginosas, com um baixo custo de produção. “O biodiesel é um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor, além de proporcionar ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa”, afirma Andrade. 

Na Bahia, a Petrobras pretende ampliar até o final deste ano a capacidade de produção da Usina de Biodiesel de Candeias de 95 milhões/ano para 217 milhões/ano. Neste primeiro trimestre de 2010 foi vendida uma produção de 16 milhões e 500 mil litros no leilão da Agencia Nacional do Petróleo (ANP). A Petrobras mantém outras duas usinas de biodiesel, localizadas em Montes Claros (MG) e Quixadá (CE), que têm atualmente a mesma capacidade de produção da unidade de Candeias e iniciaram a fase de operação no mês de agosto de 2008. Somente na Bahia, as atividades da Petrobras na produção de biodiesel geram trabalho e renda para 57 mil agricultores familiares. E esse número cresce a cada dia. 

Blocos Afro 

A Petrobras vai patrocinar os blocos afros Ilê Aiyê, Olodum, Male Debalê, Okambi, Muzenza e Cortejo Afro. O objetivo da empresa é preservar a tradição histórica da cultura negra na Bahia, contribuindo para o resgate dos valores dessas entidades. Além do patrocínio aos blocos afro, a Petrobras vai patrocinar também o Afoxé Filhos de Gandhy, o trio elétrico Dodô e Osmar (que está completando 60 anos) e o trio elétrico Tripodão, em homenagem ao carnavalesco Alberto tripodi, falecido no ano passado.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes