Petrobras patrocina Festa Literária de Pirenópolis

6 de março de 2010 / 11:15 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

pirenopolis

Entre os dias 11 a 13 de março, será realizada em Goiás a segunda edição da Festa Literária de Pirenópolis – Literatura e Cinema (FLIPIRI), patrocinada pela Petrobras. A festa promove uma extensa e dinâmica programação com atividades como bate-papos com escritores, lançamentos de obras literárias inéditas, contadores de histórias, recitais de poesia e oficinas para adultos, jovens, crianças e professores, além de uma exposição de artes plásticas, mostras cinematográficas e shows musicais. Todas as atividades serão gratuitas e muitas delas apresentadas por artistas de Pirenópolis.

Nos três dias de Festa, a II FLIPIRI ocupará importantes pontos de divulgação cultural no Centro Histórico de Pirenópolis, como o Cine-Teatro Pirineus, onde curtas e longas-metragens serão exibidos, seguidos de debates com seus realizadores; a Praça da Leitura, com um palco para apresentação de contadores de histórias, recitais de poesias e apresentações musicais; o Teatro de Pyrenópolis, que será decorado para abrigar oficinas e concertos musicais; o Museu do Divino, com a exposição “Intervenção desnuda”; e a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, que abrigará diversas oficinas de formação de professores, jovens, adultos e crianças.

A produção cultural da Festa também será estendida a dez localidades afastadas do famoso centro histórico de Pirenópolis. Escritores da Casa de Autores de Brasília, parceira também na primeira edição da Festa, irão a povoados para encontrar alunos e professores e apresentarem seus livros, que serão distribuídos com antecedência nas escolas rurais locais. Os escritores contarão histórias e falarão de suas trajetórias e experiências, desvendando o universo da literatura e suas vertentes.

A abertura da Festa Literária de Pirenópolis – Literatura e Cinema, que este ano deve reunir mais de 20 autores de Goiás e outras regiões brasileiras, contará com a presença de Moacyr Scliar, Ignácio de Loyola Brandão e André Neves – importantes nomes da literatura no Brasil -, além de autoridades locais. A cerimônia será realizada no Teatro de Pyrenópolis, dia 11 de março, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

A grande homenageada desta segunda edição da Festa é a atriz e escritora brasileira Eliane Lage, autora da celebrada autobiografia Ilhas, Veredas e Buritis, que, após rodar o mundo escolheu Pirenópolis como sua cidade. A homenagem será presidida pelo também escritor Ignácio de Loyola Brandão, no dia 13 de março, às 20h, no Cine-Teatro Pirineus.

Circuito de Criação em Pirenópolis

No dia da abertura do FLIPIRI, no Museu do Divino, será realizada a 1ª Mostra de Circuito de Criação em Pirenópolis – Intervenção Desnuda, iniciativa que reúne os artistas do Circuito de Criação em Pirenópolis e alguns convidados. O objetivo é apresentar as obras desses artistas utilizando um suporte comum a todos – um busto feminino, no qual cada um revela seu olhar e interferência com resultados instigantes e reveladores. Cada evento trará um novo olhar e uma nova proposta elaborados por Vera Michels, Roque Pereira, Mercedes Monteiro, Claudia Azeredo, Rosane Regis, Cristina Galeão e artistas convidados.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes