Exposição resgata sociedade Xingu

14 de março de 2010 / 10:46 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Boa parte da sabedoria e experiência adquirida pelo sertanista Orlando Villas Bôas será transmitida ao visitante da exposição patrocinada pela Petrobras, Kuarup – A última Viagem de Orlando Villas Bôas, que ocorre primeiramente em São Paulo e depois segue para Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. Em São Paulo, a exposição entra em cartaz neste domingo (14/3), na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111), e fica até 11 de abril. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas Bôas, a intenção é mostrar a cultura indígena do Alto-Xingu. Contrariando concepções equivocadas, eles identificaram naquele local uma sociedade equilibrada, erguida sobre sólidos princípios morais, onde o comportamento ético sustentava uma organização tribal harmônica.

Na exposição, o visitante é convidado a desbravar esses costumes, sobretudo a maneira como encaravam a morte. Isso acontecerá por meio do olhar sensível de Renato Soares, que captou uma série de fotos do ritual de homenagem aos mortos ilustres indígenas, o Kuarup, feito especialmente para Orlando em 2003. A mostra ainda reúne mapas, textos explicativos, retratos antigos e utensílios pessoais do sertanista.

Serviço 

Kuarup – A última Viagem de Orlando Villas Bôas
14 de Março a 11 de abril – terça a domingo, das 9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo – Sé – Galeria Octagonal e Galeria Florisbela
Praça da Sé, nº 111
Entrada: Gratuita

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes