Presidente Lula comenta investimento em refinarias

15 de março de 2010 / 12:22 Áudios Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa de rádio semanal “Café com o Presidente”, fez uma análise sobre os investimentos em novas refinarias que possibilitarão a exportação de derivados, gerando maior ganho para a Petrobras e para o Brasil.  

 

         

  Leia a transcrição: 

Apresentador: Presidente, o senhor está em Jerusalém, Israel, e nós estamos nos estúdios da EBC, aqui em Brasília. Na semana passada, o senhor esteve no Rio de Janeiro e no Paraná acompanhando obras de refinarias de petróleo. O governo tem investido e priorizado a construção de novas refinarias e a modernização das já existentes. Por que isso, presidente?

Presidente: Olha, primeiro nós temos investido em novas refinarias, porque nós acreditamos que com o pré-sal o Brasil vai ser um grande exportador de derivado de petróleo. Nós não queremos exportar o petróleo cru, nós queremos exportar produtos que possam gerar maior ganho para a Petrobras e maior ganho para o Brasil, por isso que nós estamos fazendo refinarias no Maranhão, refinarias no Ceará, refinarias em Pernambuco, há refinarias no Rio Grande do Norte, e também estamos recuperando grande parte das nossas refinarias, ou seja, são grandes investimentos para que nós possamos adequar as nossas refinarias a produzir um petróleo de melhor qualidade, sobretudo o óleo diesel e a gasolina, que tem um conteúdo de enxofre muito forte, e nós queremos produzir gasolina num padrão internacional. Os investimentos são extremamente importantes, porque no Rio de Janeiro, no COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), nós estamos fazendo uma refinaria e um pólo petroquímico, ou seja, isso é extremamente importante porque vai criar uma dinâmica do desenvolvimento da indústria petroquímica no Brasil. E no Paraná, nós fomos participar de um investimento de US$ 5.4 bilhões na refinaria que vai gerar, no mês de julho, agora, aproximadamente, 20 mil novos empregos no estado do Paraná. E tudo o que nós precisamos no Brasil é fazer investimentos para gerar emprego, gerar renda, gerar salário e gera melhoria de qualidade de vida do povo brasileiro.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes