Programa Jovem Aprendiz é lançado em Mossoró

17 de março de 2010 / 14:24 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras lançou nesta terça-feira (16/3) a 2ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). A solenidade foi realizada na Base da Companhia em Mossoró (RN).

Francisco Alves de Queiroz Neto, gerente do Ativo de Produção Mossoró, disse que “o mercado, de alguma forma, já escolheu vocês”, referindo-se aos 70 jovens aprendizes que estão ingressando no programa em Mossoró e Aracati. “Agora cabe a vocês conquistar o direito de ocupar os espaços destinados à vocês, que precisam acreditar nisso.”

Representando os 72 jovens que participaram da primeira edição do programa, desenvolvido entre 2007 e 2008, Antônio Nielson Lopes afirmou: “Essa é uma oportunidade única, que mudou a minha vida pessoal e profissional. Sugiro que vocês invistam parte do que receberem em qualificação, em cursos de idiomas, em algo que dê retorno para o futuro, pois vale a pena.” Lopes trabalha hoje como técnico de segurança na empresa Plena, empresa contratada pela Petrobras.

Francisca Amanda Alves fez parte da mesma turma de Antônio Nielson Lopes no Jovem Aprendiz e conquistou uma medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai na semana passada, no Rio de Janeiro. Ela foi homenageada durante o evento e também falou aos jovens presentes. “O programa vai mudar a vida de vocês. O tempo passa muito rápido e vocês têm que aproveitar. O sucesso vem para quem busca, para quem corre atrás.”

Também participaram do evento o promotor da Infância e da Juventude, Olegário Gurgel Ferreira Gomes, representando o Juizado da Infância e da Juventude de Mossoró e a 10ª Promotoria da Infância e da Juventude; o coordenador técnico-administrativo da Funcern, Antonio Soares de Araújo, representando a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern); a diretora do Centro de Educação Tecnológica Ítalo Bologna, Dilena Dantas Bezerra Maia, representando o Senai; o coordenador de informática do CVTEC, Daniel Bastos Coutinho, representando o Centro Vocacional Técnico (CVTEC), e a presidente da Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Isabel Montenegro.

Medalhista

Francisca Amanda Alves conquistou a medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai na semana passada, no Rio de Janeiro. Ela participou da primeira edição do Programa Jovem Aprendiz, entre 2007 e 2008, e também do Programa de Criança Petrobras.

“Foi por meio do Jovem Aprendiz que conheci a profissão que abracei, a de técnica de segurança. O programa mudou a minha vida, sem dúvida alguma. Para conquistar essa medalha, foi preciso muito esforço, muita preparação, mas sem dúvida nenhuma valeu muito a pena. Fiquei um ano 100% dedicada à Olimpíada, às vezes ficava no Senai, onde fiz o curso e me preparei para a competição, de manhã, à tarde e à noite, inclusive nos finais de semana. Hoje sei que valeu muito a pena. O mercado de trabalho é aquecido nessa área e vou aproveitar essa colocação para buscar um horizonte que me ajude a crescer”, relata a medalhista.

Programa Petrobras Jovem Aprendiz

O Petrobras Jovem Aprendiz tem como objetivo promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de sua qualificação social e profissional. A Petrobras realiza este projeto com base na Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

Os jovens atendidos nesta edição do PPJA são de municípios da área de atuação da Petrobras no Rio Grande do Norte e no Ceará. Dos 176 jovens atendidos pela edição do programa, 67 são de Mossoró e três de Aracati (CE).

Todos os aprendizes que participam do programa recebem um salário mínimo, 13º salário, vale-transporte, vale-alimentação, férias, FGTS e Previdência Social. Eles cumprirão uma jornada diária de 4 horas, de segunda à sexta-feira. Todos tiveram suas carteiras de trabalho assinadas.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes