Petrobras Distribuidora lava carros com água aquecida por energia solar

2 de abril de 2010 / 12:22 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A busca de alternativas para contribuir com a preservação do meio ambiente é uma das preocupações do mundo contemporâneo. Idéias simples podem fazer grande diferença, como, por exemplo, a redução da quantidade de água e de detergente na limpeza de carros. Isso já é realidade em um posto da Petrobras Distribuidora na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, pioneiro no uso de água quente produzida por energia solar para a lavagem de veículos.

O sistema funciona da seguinte maneira: após receber o calor transferido do sol através de aletas de um coletor, a água já aquecida fica armazenada em um reservatório térmico, com capacidade para 2,5 mil litros, até o seu consumo. A água sai na temperatura de 45º C, produzindo um efeito desengordurante que reduz pela metade a necessidade do uso de detergente.

A vazão de 12 litros por minuto da lavadora de carros do Lavamania permite aplicar 720 litros de água quente em uma hora, o que pode significar a lavagem de 10 a 20 carros. Um ganho considerável se comparado aos mais de 100 litros de água usualmente gastos na limpeza de apenas um carro pequeno, segundo estudo da Universidade de Campinas (Unicamp).

“O pioneirismo é a marca da Petrobras Distribuidora. A companhia foi a primeira a oferecer recarga de veículos elétricos a partir de energia solar, tem postos de serviços movidos a energia eólica e agora testa a redução do consumo de água na lavagem de veículos”, afirma o gerente de Tecnologia e GNV da rede de postos da Petrobras Distribuidora, Paulo da Luz Costa. “Temos orgulho de continuar na vanguarda das iniciativas ambientalmente responsáveis”.

Clique aqui  para ir ao Portal BR e saber mais.

Leia também as matérias BR lava carros com água aquecida por energia solar, publicada na quinta-feira (1/4) na seção Inovação do Portal IG, e Posto usa energia solar e economiza 600 litros de água por dia , do site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes