Fluxus – Festival de Cinema na Internet

21 de abril de 2010 / 10:00 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

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Com patrocínio da Petrobras, a sétima edição do Fluxus – Festival Internacional de Cinema na Internet – trará a competição de 40 filmes produzidos em 14 países. O Festival será realizado entre os dias 23 de abril a 20 de junho, tanto no ambiente virtual – www.fluxusonline.com – quanto no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, onde será instalada a Galeria Fluxus.

O Fluxus é um espaço dedicado à arte do audiovisual e usa como critério para a seleção de seus filmes a experimentação, originalidade e inventividade. O evento conta com a participação de filmes de 3 a 20 minutos de duração, de qualquer gênero e realizados em todos os formatos.

Pela primeira vez, o Festival contará com uma exposição chamada Fluxus OFFline. A Galeria Fluxus, que ocupará o espaço de exposição do MIS, trará a possibilidade de um ambiente de exibição coletivo, um reduto cinematográfico composto de 12 telas que vai proporcionar ao espectador visões simultâneas de todos os filmes do festival. Com exclusividade na Galeria, haverá um espaço dedicado a uma retrospectiva que exibirá 14 filmes de edições anteriores do festival. Foram convidados artistas importantes, como Seoungho Cho, Anney Bonney, Anouk de Clercq, Cao Guimarães, entre outros.

No site do Fluxus 2010,  o público, além de assistir, poderá fazer sua lista de filmes preferidos, compartilhar, comentar e escolher o melhor filme do festival. O site entra no ar em 22 de abril. 

Com curadoria de Francesca Azzi, Eduardo Garretto e Daniella Azzi, o Fluxus 2010 é uma realização da Zeta Filmes e correalização do MIS, patrocínio da Petrobras por meio da Lei de incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.

Programa Petrobras Cultural (PPC) 

O Festival Fluxus 2010 é um dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Cultural (PPC). O PPC possui três linhas de atuação: “Produção e Difusão”, “Preservação e Memória” e “Formação e Educação para as Artes” e contempla projetos por meio de seleções públicas e escolha direta. Na edição 2008/2009, o programa destinou R$ 50,7 milhões para escolha de projetos, por meio das seleções públicas, nas áreas de Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura e Cultura Digital. Foram selecionados 170 projetos de todas as regiões do país. O PPC está em sua quinta edição e é considerado o maior programa de patrocínio cultural do Brasil. Lançado em 2003, por meio de processos transparentes e amplamente divulgados, o programa já contemplou mais de mil projetos via seleções públicas.

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