Rio Nave construirá cinco navios do Promef

27 de abril de 2010 / 16:10 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O estaleiro Rio Nave (RJ) venceu a licitação para construir cinco navios de produtos do Programa de Expansão e Modernização da Frota da Transpetro (Promef). O estaleiro, que havia oferecido a melhor proposta comercial entre os concorrentes, concluiu as negociações de preço com a Transpetro. Os cinco navios licitados (três para transporte de derivados claros e dois para produtos escuros) são de 30 mil toneladas de porte bruto e constam da segunda fase do Promef.

O valor global das embarcações é de US$ 268,5 milhões. Conforme estabelecem as regras do Promef II, a construção destes navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na utilização de mão-de-obra e na compra de equipamentos e serviços. A partir desta encomenda, serão gerados até 2,5 mil novos empregos diretos no Rio de Janeiro, berço da indústria naval no País. Outras mil vagas surgirão com as obras necessárias para a modernização do Rio Nave, que funciona em uma área do antigo Estaleiro Caneco.

 O Promef revitalizou a indústria naval brasileira e já gerou 15 mil empregos diretos no País. Este número chegará a 40 mil. O programa prevê a construção de 49 navios, num total de 4 milhões de toneladas de porte bruto. Com o resultado da licitação vencida pelo Rio Nave, sobe para 46 o número de embarcações já licitadas, das quais, 33 já foram contratadas.

O primeiro navio do programa, um Suezmax com capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, será lançado ao mar no próximo dia 07 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este será o primeiro navio petroleiro construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras após 13 anos. O segundo lançamento (um navio de produtos) será em junho, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

Considerando o aumento previsto na produção de petróleo e gás a partir da exploração da camada pré-sal, a Transpetro irá desenvolver novas etapas do programa, ampliando as encomendas de navios à indústria naval brasileira, a fim de atender a crescente demanda por transporte marítimo. Nesse sentido, a estatal planeja lançar o Promef III.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes