Folha: a capa, a matéria e o outro lado

5 de maio de 2010 / 13:44 Esclarecimentos Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta quarta-feira (5/5) chamada de capa “Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT paulista” (edição SP) e “Empreiteira pagou ‘mesada’ de R$ 150 mil ao PT paulista” (edição nacional); matéria “Empreiteira contratada pela Petrobrás dá R$ 1,2 mi ao PT ” na página A4; e “Partido e empresa dizem que doações foram legais ” na retranca “outro lado”, na mesma página. As matérias dizem respeito a um prestador de serviços que faz doações a partidos políticos, a UTC Engenharia.

A “técnica jornalística” empregada pela Folha foi a de utilizar o termo “escolhida por convite” na chamada de capa, que pode induzir o leitor a interpretar que a Petrobras contratou a UTC diretamente. Na matéria da página A4 explica o termo “escolhida por convite” de forma incompleta: “modalidade pela qual empresas previamente selecionadas formulam propostas”. Somente na retranca “outro lado”, no rodapé da página, vem a explicação da Companhia: “foram convidadas 29 empresas para participar da concorrência“.

A matéria não apurou a extensa lista de clientes da UTC, que inclui outras empresas ligadas aos governos federal e estaduais (SP, MG, etc) , bem como diversas empresas privadas.

O caso da Folha Online é ainda mais grave. A matéria “Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT paulista” está aberta ao internauta, mas sequer disponibiliza o “outro lado”, cujo acesso é restrito a assinantes.

A Petrobras se relaciona com mais de 42 mil fornecedores e celebra mais de 240 mil contratos por ano. É razoável supor que alguns de seus fornecedores contribuam com os mais variados partidos e candidaturas.

Leia aqui a carta enviada pela Petrobras ao jornal Folha de S.Paulo na tarde de quarta-feira (5/5) e publicada na edição desta sexta-feira (7/5) no Painel do Leitor .

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes