Transpetro lança ao mar primeiro navio do PROMEF

7 de maio de 2010 / 13:20 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Imagem 1 de 6

José Sergio Gabrielli, Eduardo Campos, Luiz Inácio Lula da Silva e Sergio Machado

O primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) foi lançado ao mar e batizado nesta sexta-feira (7/5), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). O evento teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O navio do tipo Suezmax tem 274 metros de comprimento, capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo e foi batizado João Cândido. 

Trata-se da primeira embarcação de grande porte construída no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em 13 anos. A última foi o Livramento, cuja construção foi encomendada em 1987 e levou 10 anos para ser concluída. A partir do Promef, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), os estaleiros nacionais se modernizaram e novas unidades de produção, como o Atlântico Sul, surgiram no País. 

Após desaparecer dos radares durante os anos 80 e 90, a indústria naval brasileira já possui hoje a quarta maior carteira de navios petroleiros do mundo. “Este é o renascimento da indústria naval brasileira. E é ao mesmo tempo o nascimento, em Pernambuco, da indústria naval nordestina”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado. 

O Promef já gerou 15 mil empregos diretos. Este número chegará a 40 mil. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios no Brasil. Destes, 46 já foram licitados e 38 contratados. Os três restantes estão em fase final de licitação. Em junho, será lançado ao mar o segundo navio do programa, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ). 

Criado a partir das encomendas da Transpetro, o EAS é o maior e mais moderno estaleiro do Brasil. Ele montará 22 navios do Promef, tendo assim a maior carteira do programa. São 10 navios do tipo Suezmax (160.000 toneladas de porte bruto (TPB), capazes de transportar 1 milhão de barris de petróleo), cinco Aframax (110.000 TPB), quatro aliviadores Suezmax DP (com posicionamento dinâmico) e três aliviadores Aframax DP.

Veja também em:
JB Online: “Transpetro lança ao mar nesta semana primeiro navio do Promef”
Jornal do Brasil: “Primeiro navio ao mar em 13 anos”

Veja trechos da cerimônia:

Fala do presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Fala do ministro  da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo.

Fala do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Fala do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes