Petrobras assina acordo preliminar para investimento na Arábia Saudita

17 de maio de 2010 / 22:50 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras assinou, nesta segunda-feira (17/05), acordo preliminar com a empresa Modern Mining Holding Company Limited, para realizar estudo aprofundado da viabilidade de desenvolver, financiar, construir e operar uma planta de coque calcinado de petróleo (CCP) na Arábia Saudita.

O CCP é matéria-prima para a indústria de alumínio e resulta do processo de calcinação do coque verde de petróleo (CVP). A técnica consiste no aquecimento do CVP a altas temperaturas para a retirada de resíduos.

Em 2009, as empresas assinaram um Memorando de Entendimento com a intenção de construir uma planta para calcinação de coque verde de petróleo, que evoluiu para o acordo assinado hoje.

A previsão é que a planta seja construída em Jubail ou Raz az Zawr e processe até 700 mil de toneladas de CCP por ano, com CVP fornecido pela Petrobras. O investimento estimado para o projeto é de aproximadamente US$ 450 milhões, a ser financiado em parcelas iguais pelos sócios, com possibilidade de financiamento de instituições governamentais e financeiras. A expectativa é que a operação da planta seja iniciada no segundo semestre de 2012.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes